Já são 460 escolas ocupadas por estudantes no Paraná; não há previsão para fim de protestos

(Foto: Djalma Malaquias – Banda B)
(Foto: Djalma Malaquias – Banda B)

Já são 460 escolas ocupadas por estudantes em todo o Paraná, segundo levantamento divulgado pelo movimento ‘Ocupa Paraná’ na tarde deste sábado (15). Só em Curitiba, este número chega a 75. Em São José dos Pinhais, na região metropolitana, cidade que marcou o início dos protestos, 22 colégios estão tomados por alunos.

Além disso, seis universidades também apoiam o ato, ainda de acordo com o ‘Ocupa Paraná’. Nesta sexta-feira (14) pela manhã, no entanto, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) declarou que o número de escolas com mobilizações estudantis era de 244. Ainda não há nenhuma previsão para o fim dos protestos.

Na quinta-feira (13), o Governo do Paraná realizou seminários regionais para debater as mudanças propostas pelo Governo Federal para o ensino médio. As conversas aconteceram com o envolvimento de pais, estudantes, grêmios estudantis, professores, diretores, pedagogos e técnicos da Secretaria da Educação.

A secretária Ana Seres avaliou como positivos os encontros. “Muitos trabalharam pela manhã, em grandes grupos, depois em grupos menores. Houve elaboração de atas. Em alguns houve rejeição total à proposta da reforma e em muitos outros houve muitas contribuições. Seremos fieis aos resultados dos seminários. Tudo o que foi apontado pela comunidade escolar será entregue ao Ministério da Educação”, disse a secretária.

Os estudantes protestam contra a medida provisória proposta pelo governo Michel Temer que tira a obrigatoriedade de disciplinas como Sociologia, Artes e Educação física.

Na segunda (10), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) chegou a solicitar reintegrações de posse nas escolas. A gestão Beto Richa (PSDB), porém, sofreu revés na primeira tentativa de reintegração de posse de 13 colégios na cidade de São José dos Pinhais, quando o juiz Guilherme Hernandes acatou liminar da Defensoria Pública e negou o pedido da PGE.

A matéria é da Banda B.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: