Com tecnologias educacionais, alunos do Colégio Cidadão do Amanhã têm experiências interativas que ajudam no aprendizado e na socialização

Desde abril, piraquarenses e turistas passeiam, praticam esportes, fazem atividades físicas ou simplesmente passam horas contemplando as belezas do Parque das Águas. Em agosto, o Colégio Cidadão do Amanhã descobriu mais uma forma de aproveitar a nova área de lazer da cidade e, ao mesmo tempo, promover uma experiência de aprendizado diferente, combinando os prazeres da natureza com as inovações tecnológicas.  Com tablets nas mãos, 36 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental percorreram o Parque em busca das diferentes espécies vegetais e, graças ao Conecta, sistema de gerenciamento da Positivo Informática para dispositivos móveis, puderam compartilhar com os colegas os resultados dessa jornada, que foi o tempo todo acompanhada pelo professor.

“Se for para definir o Conecta em uma palavra, é interatividade”, resumiu Rosangela Odete de Souza Alves, diretora da instituição. Segundo ela, “há uma troca muito grande entre o professor e o aluno, uma total socialização entre todos. Os alunos ficam orgulhosos e encantados de mostrar suas produções para a turma, e o professor trabalha praticamente em tempo real”, diz.

Quem conhece o Cidadão do Amanhã sabe que essa é apenas mais uma das atividades diferenciadas que o Colégio oferece. Nascido do sonho de três educadores que acreditam que uma educação de qualidade contribui para a construção de um grande cidadão, o Colégio que atende da Educação Infantil ao Ensino Médio vai além do livro didático.

Com o uso do Educacional, conjunto de tecnologias educacionais da Positivo Informática que reúne colaboração, inovação, personalização, comunicação e qualidade para a aprendizagem por meio da Internet, por exemplo, os alunos participam ativamente de projetos colaborativos como as Oficinas do Texto e também utilizam o Aprimora Ensino Fundamental, tecnologia que contempla as habilidades elencadas pelo Ministério da Educação para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática, tendo sido avaliada e qualificada para integrar o Guia de Tecnologias Educacionais publicado pelo MEC, por seu potencial para promover a qualidade da educação.

Sobre a utilização do Aprimora, ecossistema adaptativo que identifica as habilidades e dificuldades de cada aluno e traça caminhos de aprendizagem conforme as suas necessidades individuais, a escola comemora bons resultados. Até o momento, quase 8.500 avaliações foram finalizadas no aplicativo, com um acumulado geral de 111.060 questões respondidas, mais de 48.000 questões de tratamento de erro e cerca de 6.332 questões de recuperação.

As Oficinas do Texto também não passam despercebidas no colégio. Só em 2016, 11 turmas do Cidadão do Amanhã participaram das Oficinas do Texto disponibilizadas pelo Educacional. A produção final chegou a 172 livros escritos pelos alunos em coautoria com personalidades do cenário nacional, como Ziraldo, Ilan Brenman e Daniel Cabral. Os livros foram criados a partir do ambiente virtual da Oficina e, após finalizados, entregues impressos na escola.

Além do uso de tecnologias educacionais e participação em projetos colaborativos, os alunos do colégio participam de aulas de campo, têm acesso a tablets, contam com laboratório de ciências, biblioteca, sala multimídia e uma equipe altamente qualificada. Outros pontos positivos do Colégio Cidadão do Amanhã: as turmas são pequenas e ainda podem fazer atividades extracurriculares como balé, yoga, jazz, street dance, taekwondo, tênis de mesa e inglês, a maioria sem custo adicional para a família, ou cursos de Educação Financeira e Empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: