Piraquara intensifica as ações para o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento realizado em todo o mundo em alusão a prevenção do câncer de mama. Em 2011, a então vereadora Profª Sirley Marchioratto redigiu a Lei 1.171. A partir de então, a Prefeitura de Piraquara por meio do Conselho da Mulher realiza uma programação especial para a conscientização das mulheres do Município.

A autora da lei, Sirley Marchioratto, afirma que o Outubro Rosa é um importante projeto de conscientização para a saúde feminina. “A mulher pode fazer o auto exame, ir na Unidade mais próxima para marcar uma mamografia, enfim, se você se previne, a cura existe”, diz.

Após o ano de 2013 as ações foram estendidas para o ano todo, com o projeto Piraquara Rosa que foi idealizado pela Primeira Dama Ana Mazon de Souza Tesserolli. Segundo ela, as ações foram estendida ao ano todo para promover um maior engajamento ente as mulheres e homens do Município. “A gente procurou ampliar essa lei importante, tentando chamar a atenção para o câncer de mama, que é uma das doenças que mais matam no mundo.”

A moradora Maristela de Alemida Vidal passou pela difícil experiência de lutar contra o câncer de mama. Segundo ela, a positividade e a confiança são essenciais para a recuperação. “Eu indico a todas as mulheres que corram, corram a tempo, porque a gente tem salvação”, diz.

Para o enfermeiro Thiago Aurélio de Oliveira, o câncer de mama pode ser percebido pela própria mulher, no auto exame. “O Outubro Rosa visa o combate ao câncer de colo uterino e do câncer de mama, representa milhões e milhões de mulheres que perdem a vida por falta de um exame simples , que é o auto exame de mama.”

Durante todo o mês  de outubro estão sendo realizadas diversas ações preventivas e algumas caminhadas para lembrar ao público feminino a importância da prevenção.

///SeCom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: