Alunos de Escolas Municipais participam da formatura do PROERD em Piraquara

59232-imgNesta terça feira (29), 310 alunos do 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Piraquara participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, realizado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação. A solenidade que aconteceu no Instituto Boa Terra no bairro Guarituba foi animada pela Banda PROERD, formada por policiais militares. Nesta etapa participaram do programa alunos das Escolas Municipais Marilda Cordeiro Salgueiro, Bernhard Julg, Idília Alves Faria e Padre Lotário Welter.

Como conclusão do curso, todos os alunos escreveram uma redação sobre o Programa e duas destas redações foram premiadas e seus autores homenageados com medalhas. Os professores que apoiaram e trabalharam para que o curso se realizasse também foram homenageados. O soldado Guilherme (BPEC), que ministra as aulas em Piraquara, recebeu uma homenagem de alunos e professores como forma de agradecimento por toda sua dedicação e trabalho. Após as homenagens os alunos realizaram o juramento.

Para a Secretária de educação Carla Juliane dos Santos Vilar, que estava presente no evento, “parcerias com esta, com a polícia militar, fortalecem o trabalho já realizado em nossas instituições se ensino. Neste ano atendemos 1200 estudantes no PROERD e no ano passado foram 1473. Acreditamos que nossos estudantes concluintes do 5º ano estão melhor preparados para fazerem escolhas corretas e se manterem afastados das drogas, mal que tem assolado nossas crianças e jovens”.

A emoção das crianças com o certificado de conclusão, das famílias presentes, das equipes das escolas e da Polícia no encerramento do ciclo, mostra a importância do Proerd para todos os envolvidos e para a sociedade.

O PROERD tem como objetivo prevenir o uso indevido de drogas entre as crianças e os jovens, melhorar o relacionamento entre alunos e orientar sobre como contribuir com a sociedade. O programa tem como base o Projeto americano Drug abuse Resistance Education, implantado em 1983 e que até hoje inspirou mais de 40 países. Pesquisas em todo o mundo comprovam a eficiência do PROERD, que é sempre atualizado e adequado à realidade de cada região. No Paraná, mais de um milhão e 300 mil alunos já participaram. Em Piraquara, durante todo o ano, 1200 alunos participaram do projeto, divididos em 42 turmas. As aulas são realizadas com alunos do 5º ano, que tem em média de 9 a 11 anos de idade e aprendem a reforçar a autoestima, lidar com o relacionamento com os colegas e desenvolver a civilidade.

///PMP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: