Hipertensão arterial e fisioterapia

Jaqueline Fernandes Machado e Natália Boneti Moreira

A hipertensão arterial é uma doença crônica do sistema cardiovascular popularmente conhecida como “pressão alta”. A pressão alta está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) o valor desta pressão em uma pessoa normal é  de 120 mmgh (sistólica) e 80 mmgh (diastólica) gerando o famoso 12/8.

Em uma pessoa hipertensa esses valores são iguais ou superiores a 140 mmhg x 90 mmhg (14/9), que se não tratada pode ocasionar consequências negativas em órgãos como coração,  rins e cérebro.

Estima-se que cerca de um entre quatro pessoas adultas tenham pressão alta. Por ser uma doença silenciosa  geralmente as pessoas descobrem que possuem hipertensão quando apresentam sintomas, então fique atento, seus sintomas são: dor de cabeça, dor no peito, tonturas, vômitos, falta de ar e agitação.
A hipertensão é uma doença crônica que não tem cura, entretanto possui tratamento e está fortemente ligado com mudanças de hábitos de vida: reeducação alimentar, diminuição do consumo de sal,  controle do estresse e de peso, deixar o tabagismo e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. Não basta apenas o uso de medicamentos, é necessária a realização de exercícios físicos moderados e regulares para um melhor resultado.
A Fisioterapia proporciona ao hipertenso um maior controle sobre a pressão arterial, trabalhando com exercícios físicos para a reeducação e a melhora do condicionamento, otimizando a função do sistema cardiovascular e cardiorrespiratório, objetivando níveis pressórios normais (12/8). Ela trabalha também a prevenção de possíveis lesões devido à hipertensão como, por exemplo, o acidente cerebral encefálico (AVC) e infarto agudo do miocárdio. A fisioterapia trata, orienta e previne a hipertensão arterial. Conheça a Fisioterapia, procure um fisioterapeuta e melhore sua qualidade de vida.

 

Nota informativa desenvolvida na disciplina de Fisioterapia Esportiva da Faculdade Dom Bosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: