Escola Apostólica e Profética: Hoje, existem apóstolos?

Hoje, existem apóstolos?

Por Ap. Dan Duke

"E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo. Por isso, diz:Quando Ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro econcedeu dons aos homens. Ora, que quer dizer subiu, senão que também havia descido até às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as cousas. Ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo." (Ef 4.7-13)

As Escrituras são muito claras. Jesus concedeu todos os cinco ministérios, incluindo o ministério apostólico, à igreja em forma de homens e Ele os informou: até que algo aconteça. A ordem completa de dons ministeriais, incluindo o apostólico, continuará funcionando na igreja até que os santos sejam perfeitos e maduros e cheguem à medida da estatura completa de Cristo.

Até que este processo seja concluído, o ministério do apóstolo não apenas será necessário, mas sim, crucial. Qualquer pessoa pode olhar para a igreja, hoje, e ver que não chegamos a este nível de maturidade e estatura. Os ministros, eles próprios, não alcançaram a estatura de Cristo e muito menos o membro comum de igreja. Alguns já disseram que o processo de amadurecimento será concluído somente nos céus. Esta é uma resposta conveniente, mas não consistente com as Escrituras. Jesus está voltando, isto é certo. Mas quem e o que Ele vem buscar? A Bíblia é bem clara, Ele está voltando para buscar uma igreja madura sem ruga e sem mácula, nem coisa semelhante; mas santa e irrepreensível (Ef 5.27). Nós nunca vimos uma igreja tal como foi descrita, mas a veremos! É necessário que vejamos! As Escrituras não podem mentir, Jesus está voltando de acordo com a Sua Palavra e Ele está retornando para uma igreja madura. A única provisão para o aperfeiçoamento dos santos são os cinco ministérios citados em Efésios, capítulo quatro: O apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre.

A igreja é edificada sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, com Jesus Cristo, Ele mesmo, sendo a Pedra Angular. Se o ministério apostólico tem sido abandonado ou renegado, então alguma coisa está faltando no fundamento da igreja. Isto é exatamente o que tem acontecido, pelo menos funcionalmente; e isto explica a razão da restauração do ministério apostólico. O ministério apostólico é fundamental para o mover de Deus, na verdade, não haverá um mover genuíno e duradouro até que o apóstolo e o profeta apareçam em cena.

Hoje, Deus está restaurando o ministério apostólico. Por tanto tempo, a igreja tem operado como o pobre paralítico que mal consegue se mover e luta para fazer as coisas mais elementares.

Da mesma forma, a igreja, não tem tido nem de longe o impacto que deveria ter. Ela não tem sacudido as nações como Deus planejou que assim o fizesse. O motivo pelo qual a igreja experimenta uma falta de poder, é que ela tem operado com uma fração dos seus recursos e tem estado seriamente fora da ordem divina.

Quando o rei de Israel, Davi, decidiu trazer a Arca da Aliança de volta a Jerusalém — o seu lugar de origem — ele prestou muita atenção a todos os detalhes que assegurariam o seu sucesso. A Bíblia diz que ele buscou o conselho dos capitães de milhares e de todo o povo. Davi erroneamente acreditou que para Deus se mover, somente é necessário que haja unidade e consenso popular. Ele planejou um grande evento, organizou um desfile, e até mesmo mandou construir um carro novo especialmente para a ocasião. Tudo foi planejado e organizado. Davi cuidou de cada detalhe concebível, para então partirem com a arca. Tudo estava indo bem e a arca estava certamente se movendo. Eles estavam tendo um mover de Deus!

Tudo estava indo bem até que eles chegaram à eira. Quando Davi, e sua grande comitiva que o auxiliava a trazer a Arca de Deus à Jerusalém, chegaram à eira, a marcha teve uma parada brusca. A Bíblia diz: "os bois tropeçaram." O boi, nas Escrituras, é uma tipologia e figura dos ministros e obreiros de hoje. O apóstolo Paulo compara os ministros do Novo Testamento ao boi trilhando o grão em 1 Coríntios 9.9-10. Os bois tropeçaram. Certamente, Davi não poderia

prever esta situação, era algo sobre o qual ele não possuía controle. Este é um princípio que nós devemos reconhecer e aceitar; quando Deus está se movendo, nenhum homem detém o controle. Os bois tropeçaram naquela época e o mesmo acontece nos dias de hoje. Muitos ministros (bois) estão tropeçando hoje pela mesma razão, eles estão puxando um fardo de "ministério" que Deus nunca intencionou que puxassem. Os ministros de hoje são chamados e ungidos para carregarem a arca e não para puxar um carro feito por homens e centralizado em religião. Um carro é feito de tábuas e rodas. A igreja não deve ser governada por comissões de diretores (tábuas) e por "grandes rodas" da congregação que buscam governar ou intimidar usando de poder ou dinheiro. Chegou a hora de abandonar o carro e carregar a arca da presença de Deus. Esta é a única forma em que a arca de Deus entrará em nossas cidades, como em breve o veremos.

A experiência foi um teste amargo na vida e liderança de Davi. Foi este grande fracasso e desapontamento que o levou a buscar a Deus nas Escrituras, sendo movido por um grande desespero. Muito do que fazemos na igreja hoje em dia resume-se em tradição e cultura. Não é necessariamente errado, simplesmente não está de acordo com o padrão. Parte da restauração do ministério apostólico é um retorno aos padrões estabelecidos pelas Escrituras. Isto significa mudança. Mudança, na igreja, não é um assunto muito popular.

Temos nos tornado tão bons em nossas programações que se o Espírito Santo fosse removido da maioria das igrejas, ninguém iria perceber. Tudo continuaria exatamente da mesma forma, como sempre o foi. Você já parou para notar que Jesus não fazia as mesmas coisas todos os dias? À medida que Ele ia de vila em vila, Ele curava os enfermos em um lugar, pregava em outro e ensinava na Sinagoga de outra cidade. Em algumas cidades ele conduziu alguns "cultos de libertação", onde os demônios eram expulsos por Ele. Quando foi a última vez que sua igreja teve um culto de libertação? Será que hoje em dia existem menos demônios do que antigamente?

Pastor, você já considerou a possibilidade de que muitos dos que estão assentados em seus cultos de Domingo, estão secretamente endemoninhados e atormentados por espíritos imundos? Será que ainda não passou pela sua cabeça que a causa de divórcios, fracasso moral, problemas mentais, e coisas semelhantes, são manifestações demoníacas? E os enfermos? Quando foi a última vez que você orou pelos enfermos ungindo-os com óleo, juntamente com os presbíteros? Qual foi a última vez que a oração da fé foi feita em sua igreja? Estas, e muitas outras coisas, serão desafiadas quando os apóstolos chegarem. Eles atingiram a fundação da filosofia e estrutura da igreja moderna. Não será nada menos que uma revolução, e quem sabe até, uma reforma.

O clamor patético de Davi é registrado em 1 Crônicas 13.12, "Temeu Davi a Deus, naquele dia, e disse: Como trarei a mim a arca de Deus?" Davi deixou a Arca onde os bois tropeçaram. O mover de Deus parou, como normalmente acontece. Entretanto, há um mover de Deus se aproximando que não cessará até que Jesus venha em meio às nuvens com grande poder e glória. A Arca permaneceu na casa de Obede-Edom enquanto Davi retornou à Jerusalém para curar suas feridas e para perguntar a Deus o que ele deveria fazer para ter a Sua presença em sua cidade. Transcendendo este evento para os dias de hoje, veríamos que almejamos a mesma coisa que Davi desejava. Queremos trazer a arca (presença manifesta) de Deus à nossa cidade. Davi queria um avivamento e nós desejamos o mesmo.

O nosso problema é o mesmo que o de Davi, nós não sabemos como trazê-la de volta para casa. Devemos fazer o mesmo que Davi fez; consultar ao Senhor e perguntar a Ele: "Como?" Deus revelou a Davi as razões pelo seu fracasso e lhe deu cinco princípios necessários para transportar a arca de Deus. Estes sãoprincípios eternos e merecem ser levados a sério. Porque o avivamento tem que ser um assunto tão vago e misterioso? Porque o avivamento parece ser tão evasivo como se Deus relutasse em enviá-lo? Será que Deus é o inimigo do avivamento? Será que a ausência de avivamento é realmente uma falha da parte de Deus? Ele não poderia enviar o avivamento a qualquer lugar e à qualquer hora? A ausência de avivamento seria uma questão celestial ou terrena? Poderia ser que quando seguirmos o padrão correto, o avivamento será apenas a sua conseqüência natural?

Deus respondeu à consulta de Davi e lhe esclareceu que a razão pelo seu fracasso devia-se ao fato de, "Não O terem buscado segundo a ordenança." (1 Cr 15.13) Este foi o erro fundamental da parte de Davi. O plano estava fora de ordem. Em outras palavras, Deus não se impressionava com a tentativa de buscar unidade, nem era obrigado a abençoar o seu plano mesmo que a motivação dos corações fosse correra. Não podemos nos esquecer com quem

estamos lidando aqui. Nós somos os servos de Deus, e não o contrário. Ele não está esperando descobrir o que queremos fazer, para que então, Ele possa realizar algo para nos ajudar. Deus tem estabelecido o padrão e não aceitará nada menos do que ele. Seria sábio considerar a Palavra de Deus a Moisés: "… Vê que faças todas as cousas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte." (Hb 8.5) Deus tem estabelecido um padrão nas Escrituras. O Velho Testamento possuía um padrão para a construção do tabernáculo de Moisés e há um padrão Novo Testamentário para a edificação da igreja. Algo que merece nossa consideração são as palavras de Jesus quando Ele diz: "Edificarei a minha igreja." Será que temos nos esquecido que Jesus é o arquiteto e construtor da Sua igreja? Temos nos esquecido também, que o apóstolo Paulo "colocou como sábio arquiteto, o fundamento?" (1 Co 3.9-11) Uma das funções primárias do ministério apostólico, é estabelecer a ordem correta na igreja.

Esta é uma das razões principais que explica a nossa necessidade de que este ministério seja restaurado em sua plenitude nos dias de hoje. Outra coisa que Davi deveria fazer era "preparar um lugar." (1 Cr 15.1) É necessário que haja um lugar preparado para Deus se mover. Tragicamente, a maior parte das nossas igrejas não abre espaço nem prepara um lugar para Deus se mover em nossos "cultos." Muitos estão centralizados em homens e estão engessados ao ponto de deixarem Deus fora da programação. Não quero soar tão crítico. Não vejo o problema como uma tentativa deliberada de excluir a Deus. Pelo contrário, vejo milhares de líderes sedentos e famintos que estão desesperados por um mover de Deus, mas que não sabem como cooperarem com o Espírito Santo ao permitirem que Deus se mova. Mostre-me um seminário bíblico ou escola que possua a matéria: "Fluindo com o Espírito Santo." Onde estão os centros de aprendizado que ensinam o seguinte: "o que, quando, como, e onde

do avivamento?" A verdade enternecedora é que até mesmo os mais famintos e sedentos estão na mesma situação que Davi, quando este tentava transportar a arca. A sua motivação não estava errada, mas sim a sua ordem. Quando ele mudou a ordem, alcançou os resultados desejados.

A terceira instrução de Deus a Davi foi: "Santifique um sacerdócio." (1 Cr 15.12-14) É necessário que haja aqueles ministros que estejam completamente separados e comprometidos ao mover de Deus. Em outras palavras, eles precisam santificar, dedicar, consagrar e separar a si mesmos ao propósito de Deus e à Sua ordem. Muitos, se não a maioria dos ministros e pastores, não têm feito isso. Eles não têm verdadeiramente se separado e buscado a Deus em um desespero santo a fim de descobrirem a Sua santa vontade e Sua ordem apropriada.

Novamente, enfatizo que a questão não é a motivação. Posso imaginar que existem aqueles que ministram com motivações impuras, mas estes são poucos se os compararmos às multidões de homens e mulheres sinceros, que entregam as suas vidas para servirem ao Deus vivo da melhor forma possível. Posso dizer, entretanto, que há muita carnalidade e concessões na igreja e dentre os ministros. O maior problema que vejo, é que o padrão está errado e a forma de medirmos o sucesso está fora de ordem. Será que um pastor que possui dez mil membros é mais bem sucedido do que o que possui cem? Você e eu sabemos a resposta que normalmente é dada. É: "Sim!" O erro já pode ser encontrado nesta resposta em decorrência de estar fora de ordem.

As Escrituras nos advertem a não nos compararmos com aqueles que se louvam ou se medem, comparando-se a si mesmos. (2 Co 10.12) Até mesmo na lei do Velho Testamento havia maiorais de dez, cem, e mil. (Ex 18.21) No Novo Testamento, Jesus distribui os talentos de acordo com a habilidade de cada um. (Mt 25.15) Será que é necessário que eu os informe que nós não possuímos a mesma habilidade ou medida de graça? Os dons são distribuídos de acordo com a medida do dom de Cristo. (Ef 4.7) Está fora de ordem comparar o nosso ministério com o de outra pessoa e assim determinar o nosso nível de sucesso. Além disso, a comissão do Novo Testamento é a de "ir a todo mundo e fazer discípulos." Uma igreja com cinco mil membros não é necessariamente uma igreja com cinco mil discípulos. Os membros podem, ou não, serem discípulos. Jesus disse: "Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos." (Jo 8.31) Parte da restauração apostólica será para trazer estas e outras coisas à luz. Quando o padrão está errado, então a fundação é fraca, e os resultados errados são inevitáveis. É necessário que simplesmente haja uma liderança e prestação de contas acrescentadas ao corpo de Cristo, e esta é a função do ministério apostólico.

Em quarto lugar, Deus falou para Davi para "constituir cantores, salmistas, tangedores, com instrumentos musicais… levantando a voz com alegria." (1 Cr 15.16) Uma equipe de adoração formada por músicos dedicados e habilidosos é vital ao mover de Deus. A igreja moderna não tem apreciado o valor verdadeiro dos tangedores e cantores. Eles têm sido tratados como cidadãos de segunda classe e não valorizados como ministros. Esta tem sido uma grande transgressão e hoje sofremos em decorrência disto. Deus apenas se move ao som do louvor e da adoração do Seu povo. Quando Deus está se movendo, alguém está adorando, celebrando e regozijando. Sem adoração não há mover de Deus. É muito simples. Esta colocação é confirmada pela experiência de Jesus ao entrar em Jerusalém montado em um jumento. Quando os Fariseus reclamaram do "barulho" do povo, e exigiram que Jesus colocasse um ponto final aos brados, Jesus disse que se eles não clamassem, as pedras clamariam. Jesus é a arca de Deus, e quando Ele está se movendo sempre haverá o som da adoração, do louvor e do regozijo de alguém. Novamente, este é um princípio nas Escrituras e faz parte da ordem divina. Se a ordem é violada, os bois tropeçarão, alguém irá morrer e a arca será deixada no mesmo lugar. É interessante que o nome de Obede-Edom significa: "um adorador em Edom." É neste lugar onde a arca está sendo escondida e guardada nos dias de hoje, na casa dos adoradores. A Bíblia continua relatando que o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom porque a arca estava lá. Você deseja ter a bênção de Deus em sua casa? Então adore a Deus em seu lar. Deus está entronizado em meio aos louvores de Israel. (Sl 22.3) Deus se assenta onde existe um trono para Ele, um trono de louvor e de adoração. Novamente, isto faz parte do padrão. Construir de acordo ao padrão, para alcançar os resultados desejados. A quinta ordenança de Deus, a Davi foi: "traga um sacrifício de sete novilhos e sete carneiros," (1 Cr 15.26) Nas Escrituras, o número sete representa uma obra completa, um trabalho perfeito e o lugar de descanso. O fato que o número sete é usado aqui é muito significativo. Deus somente aceita sacrifícios e ofertas completas e sem defeitos. Também podemos ver que o fato de ser um sacrifício contínuo, nos ensina que nossos sacrifícios não têm fim em toda nossa caminhada com Deus. Foi ordenado aos sacerdotes, que a cada seis passos dados parassem, e apresentassem um sacrifício. O número seis é o número do homem. Seis passos indicam que o homem é limitado em número de passos dados, antes de parar e encontrar-se com Deus em sacrifício e em ofertas. Lembre-se, estamos trabalhando ao lado de Deus com o objetivo comum de trazer a arca sobre a nossa cidade. Nós nunca podemos percorrer esta jornada sozinhos e sem a bênção e a aprovação de Deus. Ele somente respeita o Seu padrão, e irá estabelecer aqueles que seguem e edificam de acordo com este padrão. Nossa vida como cristãos é uma vida de sacrifícios. Se não há sacrifício ou oferta, não haverá mover de Deus, e ponto final! Muito tem sido deixado de lado pela igreja quanto a esta questão. Mas mesmo assim, quem pode negar que nós, da igreja de hoje, estamos edificando sobre os sacrifícios supremos dos que já se foram? Um espírito sacrificial será restaurado à igreja de Jesus Cristo nestes últimos dias, e muitos irão pagar o preço extremo do martírio para que a grande comissão se cumpra.

Estes cinco princípios são necessários para que a Arca da Presença de Deus se mova em nossas cidades. É necessário que haja uma restauração plena do ministério apostólico para restabelecer estas verdades à igreja, e ver que elas estão implementadas à vida do Corpo.

O fracasso de Davi em cumprir o seu desejo de reentroduzir a arca à Jerusalém, resume-se em não reconhecer e atentar à ordem de Deus. Está muito claro nas Escrituras que o ministério apostólico é crucial à ordem divina, e que a igreja continuará lutando para puxar os seus carros construídos pela religião humana — com todas as suas boas intenções e tentativas de alcançar a unidade — até que o ministério apostólico seja restaurado, reconhecido e liberado para operar na igreja de hoje.

Alguns afirmam que o ministério apostólico cessou com a morte do último apóstolo. Minha pergunta então, é: quando foi que o último apóstolo morreu? Quem foi o último apóstolo? Havia apenas doze? E Judas? Quer dizer então, que só havia onze? Podemos considerar Matias? (At 1.15-26) Quem o nomeou? Foi Deus ou foram os homens? Ele foi o décimo segundo ou décimo terceiro? E Saulo de Tarso que depois tornou-se Paulo, o Apóstolo? Na realidade, existem mais de 26 apóstolos citados no Novo Testamento. Dizer que o ministério apostólico cessou não tem base bíblica. Existiam apóstolos naquela época e hoje em dia ainda existem apóstolos. Como pode qualquer aluno honesto das Escrituras dizer o contrário?

Reconheço o lugar de proeminência que os primeiros doze apóstolos ocupam nas Escrituras (quem quer que seja o décimo segundo). Eles estão assentados em tronos julgando as doze tribos de Israel, e os seus nomes estão gravados no muro de doze fundamentos da Jerusalém celestial. Isto, entretanto, não elimina a necessidade de outros apóstolos, milhares deles, para serem pais e ministros legítimos com importantes funções no corpo de Cristo. Se o Cristo que ascendeu aos céus concedeu dons aos homens "até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo," então, até que esse amadurecimento dos santos se cumpra, os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres precisam existir.

Certamente, estamos em meio à restauração apostólica. O ministério apostólico está sendo restaurado à igreja nestes dias nos quais vivemos. A Deus seja a glória!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.