Prefeitura de Piraquara retoma discussões sobre o Plano Municipal de Educação Ambiental

No dia 12 de maio, representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e Educação e dos Conselhos de Meio Ambiente, Saúde e Educação se reuniram de forma remota, para a retomada dos trabalhos do Plano Municipal de Educação Ambiental – PMEA, que visa implantar a Política Municipal de Educação Ambiental e estimular a participação popular na construção coletiva de projetos e ações de educação ambiental.

A reunião iniciou com fala do Prefeito Josimar Fróes, sobre a importância ambiental do município e a necessidade de permanente de sensibilização da sociedade sobre os desafios ambientais. Na sequência foi apresentado o plano inicial de trabalho e definido o calendário de reuniões, sendo salientado a importância de capacitações para os membros do grupo a respeito da caracterização ambiental do município; necessidade de ampla discussão sobre o código municipal de meio ambiente; e por fim definição das próximas ações e etapas para a elaboração desse plano, além do debate aberto sobre o tema.

A elaboração do Plano de Educação Ambiental proporciona um maior diálogo e reflexão a respeito dos problemas socioambientais do município, além de uma articulação entre instituições e sociedade civil a fim de conscientizar a população a respeito dos impactos causados pelas atividades humanas e aumentar a sensibilização sobre a importância ambiental do município, articulando diferentes atores em torno da temática ambiental e do desenvolvimento sustentável.

A Educação Ambiental é uma importante política pública, prevista em lei própria, que busca através da reflexão sensibilizar a sociedade para problemática ambiental. Entre seus principais objetivos, busca-se a mudança de hábitos individuais e coletivos, propiciando um olhar mais sensibilizado e ativo da sociedade para as questões ambientais, além das ações que competem aos órgãos como a Prefeitura.

Para dar continuidade ao desenvolvimento do Plano Municipal de Educação Ambiental, a equipe de trabalho aguarda as diretrizes do Ministério Público. Para garantir a mobilização social, através do engajamento da sociedade civil, dentro do PMEA estão previstas ações com associação de moradores, e outras instituições, visando o mapeamento e ações na sociedade bem como identificação de atores estratégicos.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Cristina Galerani, salientou a importância da articulação dos diferentes setores da prefeitura, além do mapeamento de atores estratégicos na sociedade civil para projetos de impacto sobre a educação ambiental.

A Política Municipal de Educação Ambiental baliza-se na construção interdisciplinar agregando diferentes temas que vão desde a correta destinação dos resíduos sólidos, proteção e bem-estar animal e segurança hídrica, destacando o potencial de reflexão do PMEA para a sensibilização e engajamento da sociedade.

PRESENÇAS

Cristina Maria Rizzi Galerani, Secretária de Meio Ambiente, Ana Caroline Giordani, Lenise Cristina de Oliveira Lapchenski, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Ana Lucia Brudeck Zambão e Juliana Braz Albuquerque, representantes do Conselho de Educação, Daniele Fabiana Rosatti Dalbianco, representante da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Michele Christine de Jesus Dallicani e José Carlos de Almeida, representante da Secretaria Municipal de Saúde – Departamento de Vigilância Ambiental, Estêvão Ivanoski Artigas, representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Departamento de Agricultura, Carola Alexandra Chrystman Thamm, representante do Conselho de Agricultura e Turismo e da APAVE, Thiago da Silva Pereira, representante do Conselho de Meio Ambiente (COMUMA) e da UPAM, Cleverson Oliveira, representante do COMUMA e da Associação Caiguava e Lidiany de Amorim Baptista, representante da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SMDU), Priscila Sartori, da Secretaria Municipal de Comunicação e o Prefeito Municipal Josimar Fróes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.