Cursinho Mais Pinhais: 14 alunos são aprovados no vestibular da UFPR

Cursinho pré-vestibular da Prefeitura de Pinhais chega a 91 estudantes aprovados na Federal, desde 2017

Alunos do Cursinho pré-vestibular da Prefeitura de Pinhais estão entre os aprovados da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2022. São 14 estudantes que se prepararam por meio do Cursinho Mais Pinhais e agora comemoram a aprovação. Destinado aos moradores do município, o cursinho já aprovou, com os novos calouros da Federal, 91 alunos.

Fabíola Rodrigues, moradora do Jardim Cláudia, foi uma das aprovadas no curso de Pedagogia da Federal. Ficou sabendo do Cursinho Mais Pinhais por meio do instagram da Prefeitura e se inscreveu. “Foi excelente, apesar do momento e ser EaD devido às restrições da pandemia, os professores e a equipe pedagógica do cursinho deram todo o suporte necessário para auxiliar durante o período das aulas”, destaca a caloura, que pretende se formar para atuar como professora da educação infantil.

A nova estudante de pedagogia também ressalta a importância do curso preparatório para o seu ingresso na UFPR. “Eu recomendo o cursinho. A equipe pedagógica e os professores são qualificados e atenciosos e o conteúdo que eles conseguem transmitir durante as aulas foram determinantes para a minha aprovação”, agradece.

Marlete Maruyama, que completa 50 anos em 2022, foi uma das aprovadas em Matemática. A nova estudante da Federal atua na área de enfermagem, dentro da vigilância epidemiológica de Pinhais. Conciliar o trabalho com os estudos não foi tarefa fácil, mas o sonho de cursar o ensino superior em Matemática foi motivador. “Além da família, trabalho, religião, cursinho pré-vestibular Mais, fazia os cursos de capacitação e aprimoramento da covid-19 e outras doenças infectocontagiosas. Enfrentei grandes desafios, devido à pandemia e muitas vezes atuando na campanha. Quando aumentou a carga horária [devido às demandas da pandemia], muitas vezes dormia na frente do computador”, relata. Mas o esforço deu certo. “O cursinho é maravilhoso, com excelentes professores, só tenho a agradecer a todos da equipe”, diz.

Dentre os 14 aprovados, também foi destaque a aprovação de um estudante estrangeiro, o haitiano Noderson Augustin. Morador do Jardim Amélia há três anos, ele também passou no vestibular da UFPR para o curso de Matemática.

A secretária de educação Andrea Franceschini, reforça os objetivos do projeto, que visa oportunizar uma preparação qualificada aos estudantes oriundos de colégios estaduais e que não têm condições de pagar um curso particular. “Nós entendemos que a graduação é de extrema importância na nossa vida, é o que vai definir a possibilidade de trabalho diferenciado, ter uma carreira é importante na vida de uma pessoa. Nossos alunos sonham em chegar à uma universidade, e o cursinho abre as oportunidades, ele amplia nosso conhecimento, e o convívio com pessoas que almejam as mesmas coisas nos motiva, nos incentiva, então essas são possibilidades que o cursinho da Prefeitura oferece à nossa população”, pontua.

Movidos pela felicidade do resultado do vestibular, divulgado na última terça (23), os profissionais da Secretaria de Educação, envolvidos no Cursinho Mais Pinhais, também comemoram as aprovações. A professora Andrea Franceschini comentou sobre a notícia. “Mesmo durante a pandemia, as aulas foram ofertadas, à distância, e demos todo o suporte. A empresa contratada, especializada, cumpriu o seu propósito e estamos extremamente felizes com o resultado, superou as nossas expectativas”, comemorou.

Promovido pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal de Educação, o Cursinho Mais Pinhais é gratuito e está com inscrições abertas até o dia 31 de março. Os estudantes podem se cadastrar para o processo seletivo através de formulário disponível no site da prefeitura.

A seleção é feita por meio de prova online. Podem participar os alunos que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio, o 4º ano do Ensino técnico profissionalizante ou os alunos que já concluíram o Ensino Médio. O curso é preparatório para o vestibular da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e as principais faculdades do Brasil.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.