Secretaria de Saúde realiza Audiência Pública para prestação de contas do 2ª Quadrimestre

Audiência foi realizada na noite de quarta-feira (28), na Câmara Municipal de Pinhais, para prestação de contas dos meses de maio a agosto

Foi realizada em Pinhais, na noite de quarta-feira (28), audiência pública para prestação de contas do 2º quadrimestre deste ano da Secretaria de Saúde (SEMSA), no plenarinho da Câmara Municipal de Pinhais.

A prestação de contas é realizada em atendimento a Lei Federal nº141/12 para apresentar os recursos aplicados no período, às auditorias realizadas ou em fase de execução e a oferta e produção de serviços públicos na rede assistencial própria, contratada ou conveniada referente aos meses de maio, junho, julho e agosto de 2022.

Na abertura do evento, a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, mencionou a importância da ação que dá a oportunidade de apresentar os recursos, ações, programas e atividades desenvolvidas no período. Ela também destacou que Pinhais aplica um índice maior do que a lei federal exige. “O município movimentou mais de 40 milhões neste quadrimestre. Outro ponto relevante é que a previsão anual foi atualizada e está estimada em 114 milhões de reais. Legalmente é exibido 15%, contudo, estamos com uma estimativa para este ano de investir mais de 18% do orçamento do município na área da saúde. Esse é um ponto diferencial de Pinhais porque sempre investimos acima do que a lei exige”, explicou ela.

As apresentações e explicações  para sanar dúvidas e esclarecimentos para o público presente foram abordadas pelos diretores dos departamentos Raphael Batista Canelocci (Administração), Vanessa Loyola Fontoura (Vigilância em Saúde), Viviane Maysa Tomazine (Atenção Primária à Saúde), Samira Raduan dos Santos (Controle, Avaliação e Auditória) e Angelita Cristina Werneck (Participação Social e Ouvidoria).

Na audiência foram informados os dados, números e apresentadas ações e atividades. O período foi marcado pela inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Perdizes, a contratação de mais de 50 profissionais de saúde, compra de remédios, epis, entre outros.

Ao final, a prefeita Rosa Maria afirmou que a audiência é um ato que visa trazer transparência das ações do poder público e que o trabalho tem como foco prestar um serviço de qualidade ao município. “A Secretaria de Saúde tem agido com extrema responsabilidade, fazendo um trabalho muito importante em prol da população. Ainda que queiramos fazer mais e melhor, avançamos muito. Acho que a audiência, além de atender uma normativa legal, é um momento para trazermos a transparência dos trabalhos, ações, projetos e tudo que está sendo feito. Pinhais é muito observada, inclusive do ponto de vista da área da saúde, principalmente pela gestão. Sabemos que os desafios são grandes, mas todos juntos estamos aí para enfrentá-los e continuaremos a fazer sempre mais, buscando oferecer saúde de qualidade para a população”, afirmou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.