Professores da rede municipal de ensino recebem treinamento de robótica em parceria com o IFPR

Cooperação técnica tem o objetivo de proporcionar o contato de alunos do Ensino Fundamental com o modo científico de pensar e desenvolver tecnologias


A Prefeitura de Pinhais, por meio de parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), firmaram acordo de cooperação técnica para promover atividades de iniciação tecnológica, associadas ao ensino, pesquisa e extensão, incluindo estudos e práticas de robótica. A cooperação visa proporcionar o contato de alunos do Ensino Fundamental com o modo científico de pensar e desenvolver tecnologias. Formalizada em 2021, a iniciativa chegou à fase de formação de professores da rede, que participaram de capacitação nesta semana com docentes do IFPR.

O projeto-piloto propõe um trabalho com as equipes da Semed e IFPR, que integram os cursos de nível técnico na área de informática e a graduação de nível superior em Ciências da Computação. O treinamento dos profissionais da educação no município é realizado no campus do instituto, dentro de uma carga horária de 12 horas. O conteúdo da capacitação envolve lógica de programação; utilização de softwares livres, sem custo; e construção de material na concepção STEAM e Cultura Maker – metodologia que envolve o protagonismo do aluno.

Da sigla em inglês, STEAM significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática – metodologia que envolve o uso da tecnologia dentro dos espaços escolares. Márcia Galindo, da Seção de Apoio à Formação Continuada da Semed, explica que a temática está presente na Proposta Pedagógica Curricular do Ensino Fundamental em Pinhais, que traz o conceito de Pensamento Computacional. “A robótica muitas vezes vem de cima pra baixo, vem lá do Ensino Superior, Ensino Médio e vai descendo, nós estamos fazendo o caminho contrário aqui em Pinhais”, destaca. Márcia reforça que “é necessário formar os nossos alunos para esse novo tempo, com a tecnologia e todo esse movimento que é realizado na atualidade”, completa.

A prefeita Rosa Maria comentou sobre o projeto e a importância de desenvolver capacidades inovadores no ambiente escolar. “Considero muito importante essa parceria com o IFPR pois toda a capacitação de nossos docentes e estudantes para trabalhar com instrumentos de tecnologia e inovação, são sempre significativos para a melhoria da Educação”, afirmou.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.