Segurança do trabalhador deve ter atenção redobrada no fim de ano

Seção de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais, alerta para o fato de que nessa época há a necessidade de finalizar demandas, mas essa pressa pode ter como resultado acidentes de trabalho


Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, aconteceram mais de 5.430 mil acidentes de trabalho no estado do Paraná no período de 2012 a 2021. Esses dados demonstram a importância da conscientização e a prevenção, principalmente nos períodos em que há distrações, como as festas de fim de ano, além da demanda por finalização de trabalhos.

Durante o início e fim do ano alguns riscos específicos surgem no período, como por exemplo, os balanços, o fechamento de informações, o cumprimento das metas, ajuste dos indicadores e etc. Isso pode contribuir para o estresse do trabalhador, sendo que a pressão para a agilidade na entrega dos resultados, o descuido, a distração e a falta de atenção, são condições favoráveis para ocorrência de acidentes de trabalho ou demais danos à saúde.

Os exames de saúde periódicos dos funcionários, os treinamentos e orientações são importantes itens da Segurança do Trabalho. Portanto, a atenção deve ser mantida durante o ano inteiro, mas redobrada nessa época. O primeiro passo é sempre a prevenção e a conscientização. Ana Carolina Damas e Vagner Langoski, da Seção de Saúde do Trabalhador, destacam que as medidas de segurança acabam sendo deixadas de lado no final do ano, podendo resultar em acidentes graves ou óbitos. Durante o fim de ano, a atenção às orientações dos técnicos e engenheiros de segurança do trabalho devem ser redobradas com o objetivo de preservar a saúde, a segurança e a vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.