Projeto Abraçar zera a fila de espera por procedimentos na área da pneumologia em Pinhais

A estratégia oportuniza que todos os agendamentos correlacionados sejam realizados dentro do prazo máximo de 40 dias, sem gerar demanda reprimida


Uma parceria entre a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e a empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim criou o Projeto Abraçar, iniciativa que conseguiu zerar a fila de espera para atendimentos na área da pneumologia no município de Pinhais, incluindo consultas e exames de espirometria, um procedimento essencial para pacientes que fazem tratamento de problemas respiratórios. A prefeita Rosa Maria e a secretária de Saúde, Adriane Carvalho acompanharam as consultas mais recentes realizadas na sede da Semsa.

A estratégia oportuniza que todos os agendamentos correlacionados sejam realizados dentro do prazo máximo de 40 dias, sem gerar demanda reprimida. Isso permitiu que os pacientes avaliados por pneumologistas entre os anos de 2019 a 2022, período em que foram realizadas 3.668 consultas especializadas, tivessem diagnóstico adequado por meio da avaliação da função pulmonar pelas espirometrias, sendo possível encaminhar 81% dos usuários atendidos para receber medicamentos especializados, otimizando o tratamento para asma e DPOC –  Doença pulmonar obstrutiva crônica fornecidos em programa de Farmácia Especial da SESA (Secretaria Estadual de Saúde). Em sete meses de parceria, foram realizadas 1.374 espirometrias sem custo ao município.

Oferecer o tratamento completo dentro do município é outro fator preponderante para o resultado positivo desta iniciativa. “Alguns medicamentos que são indicados e fornecidos pelo Programa da Farmácia Especial condicionam esse exame para a liberação, e quando a gente tem o atendimento do procedimento e a prescrição, precisávamos também garantir o exame para esse serviço complementar da entrega do medicamento. E agora com esse acompanhamento do pneumologista e consegue fechar todo o ciclo: a solicitação do exame, o acompanhamento, a prescrição e a entrega do medicamento”, explica a secretária.

Elaine da Silva Nascimento é atendida na Unidade de Saúde Tebas e faz tratamento para asma, precisou do exame para avaliar o uso da medicação. Ela destaca que fazer esse e outros procedimentos perto de casa é positivo. “É bem mais prático pra gente né, já fiz outros procedimentos lá no Rocio, era muito longe, a gente tinha que sair quatro e pouco da manhã pra chegar lá antes das sete, foi bem mais prático aqui pertinho e outros exames eu já faço aqui mesmo no município e fui muito bem atendida aqui, graças a Deus foi tudo bem, espero que dê tudo certo agora”, disse a moradora de Pinhais.

O Projeto Abraçar também faz parte do Mutirão de Saúde para atender a grande demanda de consultas e exames especializados, procedimentos que são de responsabilidade do Governo do Estado, mas o município se antecipa com os mutirões, promovendo atendimento por meio de parcerias com faculdades e prestadores, ou com compra de consultas e exames. “A gente viu essa necessidade por conta das grandes filas, e mantivemos esse programa, ampliando para outras especialidades, e essa iniciativa do Projeto Abraçar deu muito certo, integrando todas essas ações, e de fato tendo resultado de zerar a fila, atendendo o paciente o mais próximo possível, e com a total qualidade de um serviço de excelência”, destaca a secretária de Saúde, Adriane Carvalho.

A prefeita Rosa Maria destaca que também é relevante oportunizar os atendimentos para casos de sequelas no pós-covid, além do fato de que são pacientes de todas as idades recebendo o tratamento adequado. “Vimos aqui uma criança com asma fazendo o exame, fazendo todo um procedimento para melhor ser medicada e ter mais qualidade de vida. E também esse projeto alcançou, desde o ano passado, pessoas no pós-covid. Então todas as doenças respiratórias elas puderam ser atendidas a partir do Projeto Abraçar. Para nós é motivo de muita felicidade, de manter essa parceria do melhor atendimento e zerar a fila de espera para esses procedimentos. Cuidar das pessoas é algo que me deixa extremamente feliz e quero parabenizar toda a equipe da Saúde por essa articulação e por esse projeto que está fazendo a diferença na vida de tantas pessoas”, declarou a prefeita.

Experiências de sucesso em congresso estadual

No mês de outubro a Prefeitura de Pinhais apresentou experiências de êxito na área da Saúde no 36º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde. Equipes da Secretaria de Saúde de Pinhais (Semsa) demonstraram soluções aplicadas no cuidado do paciente com DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e asma. Com o tema: “Os desafios da Gestão Municipal da Saúde pós-pandemia”, os gestores de Saúde em Pinhais foram convidados para apresentar a experiência do Projeto Abraçar, dentro da programação alternativa dos patrocinadores do congresso. A diretora do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Semsa, Samira Santos, apresentou a palestra aos congressistas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.