Cemitério de Piraquara é alvo de vândalos e tem túmulos saqueados: “Não tem paz nem na hora da morte”

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já estaria providenciando o aumento do muro e a recomposição das cercontinas para manter o espaço mais seguro


A matéria é da Banda B

O Cemitério Sagrada Família, no bairro Guarituba, Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba, é há anos alvo de vândalos que chegam até mesmo a saquear os túmulos. O morador do município, André Medina, que sepultou a mãe no local em 2010, procurou a Banda B para denunciar a situação.

“Todas as vezes em que visitei o túmulo da minha mãe ele estava aberto. Eu sepultei ela no dia 14 de junho de 2010, no dia 18 eu fui lá novamente e o túmulo já estava totalmente aberto. Levaram até a dentadura dela. Se você colocar uma foto, um vaso de flor, no outro dia já não tem nada”, relatou Medina.

O morador afirma que paga uma taxa de R$ 56, mas que ela nada adianta e o cemitério segue parecendo estar “abandonado”.

“Totalmente abandonado. Você chega ali hoje e vê caixão espalhado, túmulo aberto, onde era para ter um segurança tudo quebrado, pichado. Não tem paz nem na hora da morte”, concluiu.

Medina contratou uma empresa de São Paulo para tirar os ossos da mãe do local e fazer o transporte para um cemitério no estado vizinho.

Prefeitura

A responsabilidade de fazer a manutenção e segurança do cemitério é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Em nota enviada à Banda B, a Prefeitura de Piraquara afirma que executa manutenção periódica no cemitério, mas que o local é frequentemente alvo dos vândalos que furtaram o portão e as concertinas dos muros.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já estaria providenciando o aumento do muro e a recomposição das concertinas para manter o espaço mais seguro e impedir o acesso fora do horário de funcionamento.

Leia a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Piraquara informa que executa manutenção periódica nos quatro cemitérios municipais, por meio de um cronograma que também atende os demais espaços públicos da cidade. Infelizmente, o Cemitério Sagrada Família sofre constantemente com ação de vândalos, que furtaram o portão e as cercontinas dos muros. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente já está providenciando o aumento do muro e a recomposição das cercontinas para manter o espaço mais seguro e impedir o acesso fora do horário de funcionamento. Em caso de túmulos vandalizados, a Prefeitura de Piraquara também garante a recomposição com recursos da Taxa de Manutenção dos Cemitérios. O protocolo pode ser feito por meio do site www.piraquara.pr.gov.br ou diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.