Pessoas em situação de rua participam de festa junina no Creas

Confraternização teve como objetivo incluir população atendida pela Assistência Social de Pinhais na festa da cultura brasileira

Na última semana, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), promoveu uma festa junina/julina para as pessoas em situação de rua atendidas em Pinhais. O momento de confraternização teve como objetivo incluir essa população nas atividades culturais e datas comemorativas realizadas no município.

A festa temática aconteceu no pátio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e contou com a participação do público em situação de rua e também dos usuários em acolhimento. O espaço foi decorado com bandeirinhas confeccionadas pelos usuários e oferta de comidas típicas. Vestidos com as roupas características, eles também protagonizaram o casamento caipira, tradição da cultura popular brasileira.

Segundo Micheli Strapasson, diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semas, “a ideia é que eles tenham um momento de lazer e que eles se sintam pertencentes ao município, no sentido de resgatar a autoestima, resgatar a cidadania, que eles consigam se sentir um pouco mais motivados para dar os próximos passos para a saída da rua”.

Um dos presentes na festa, Leonardo Felipe, de 28 anos, relata a trajetória e a alegria de poder participar de uma festa junina. “Acredito que a vida é feita de tentativas, né. E quanto mais a gente tenta, mais a gente consegue achar o êxito. E eu estou tentando. Eu vou conseguir, tenho certeza disso, já consegui sair dessa situação uma vez, não é a primeira vez que eu passo por isso. Que Deus abençoe minha caminhada daqui pra frente, acredito que vai dar tudo certo. Agradeço a Deus, pela saúde que tenho e por poder estar confraternizando esse momento aqui com os colegas do Creas”, conclui.

Novo endereço do Creas

O Creas de Pinhais está funcionando em novo endereço, na Rua 25 de Dezembro, 363, no bairro Estância Pinhais. Além do atendimento às pessoas em situação de rua, são oferecidos serviços para as famílias com situações de trabalho infantil, abandono e negligência de crianças, violências contra crianças, adolescentes e idosos, abuso sexual, famílias com adolescentes em conflito com a lei, dentre outras situações.

O atendimento no local é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h. Telefone/WhatsApp: (41) 99228-2982.

O plantão da Abordagem Social para pessoas em situação de rua funciona 24 horas e atende pelo telefone: (41) 99235-4617.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.