Prefeitura de Pinhais promove ações de combate ao feminicídio

Equipes do Centro de Referência Maria da Penha reforçaram campanha em razão do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em áreas de grande circulação de pessoas


Em 22 de julho de 2018, a advogada paranaense Tatiane Spitzner foi morta pelo marido, ao ser jogada da sacada do apartamento onde o casal morava. Luiz Felipe Manvailer foi condenado a mais de 30 anos de prisão pelo crime. Em menção a este caso, por meio da Lei 19.873/2019, foi instituído o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.

Em Pinhais, nos dias 20, 21 e 22 de julho, as equipes do Centro de Referência Maria da Penha (CRMP) realizaram ações de orientação e conscientização em áreas de grande circulação de pessoas, incluindo o Terminal de Pinhais, os semáforos do cruzamento das Avenidas Camilo di Léllis e Iraí, e o Bosque Municipal.

Além da entrega de material informativo, a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, e servidoras da pasta, fizeram uma caminhada em memória às vítimas de feminicídio em Pinhais e no Paraná. A atividade também contou com a explicação sobre o atendimento do CRMP e da Guarda Municipal às mulheres em situação de violência doméstica.

A equipe técnica do CRMP também teve apoio de representantes do Núcleo da Paz, Conselho Municipal de Direitos da Mulher e  do Departamento de Assistência Judiciária e Cidadania.

Feminicídios

O crime de feminicídio foi tipificado em 2015, quando o Código Penal foi alterado para incluí-lo como um crime cometido pela condição de mulher, seja no contexto de violência doméstica e familiar ou por menosprezo ou discriminação à condição da mulher. As motivações são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da ideia de que as mulheres são sua propriedade.

Segundo dados do Ministério Público do Paraná (MP-PR), em 2022 foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio no Estado. De 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.