Pinhais promoveu semana de atendimentos à população em situação de rua

Serviços e ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social foram intensificadas, em referência ao Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua


A semana dos dias 21 a 25 de agosto foi marcada pelos atendimentos às pessoas em situação de rua em Pinhais. Uma série de atividades foi promovida no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), intensificando as ações de conscientização e cidadania do público atendido. A iniciativa da Secretaria de Assistência Social (Semas) da Prefeitura de Pinhais tem como referência o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, 19 de agosto.

Uma diversificada programação foi realizada, em cada dia da semana, desde reuniões e capacitações com os trabalhadores da área, bate-papos sobre álcool e outras drogas, Agência do Trabalhador, proposta de horta comunitária no Creas, promoção de cuidados pessoais com cabeleireiro e manicure, atendimento médico, palestra motivacional, oficina musical de rimas, sessão de cinema, entre outras ações.

Na sexta-feira (25), o 1º Encontro Intersetorial para Profissionais da Rede sobre Atendimento à Pessoa em Situação de Rua encerrou as atividades da semana, com a presença da prefeita Rosa Maria, da secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, do representante da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Jeferson Luiz Castro, e do coordenador nacional do Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), Leonildo José Monteiro Filho.

“Esse tipo de ação, de formação para os trabalhadores, quem ganha é a população em situação de rua, pois servidores qualificados, que entendam seu papel e saibam onde caminhar, acabam acolhendo e encaminhando ao lugar certo”, afirmou o líder nacional do MNPR, Leonildo José Monteiro Filho.

A prefeita Rosa Maria parabenizou as equipes da Semas, que têm como premissa o cuidado com as pessoas, sobretudo aquelas que têm seus direitos violados. “Esse é um desafio diário, é um fenômeno mundial e não poderia ser diferente em Pinhais. Precisamos aprender todos os dias, em comunidade, em como caminhar, porque simplesmente invisibilizar não é possível. Nós precisamos, sim, de políticas públicas muito sérias para este enfrentamento, e aqui temos feito, no sentido de garantir os direitos de cada sujeito que aqui chega até nós”, declarou.

Shemarya Naiade Antunes Pereira, de 39 anos, está em situação de rua há cerca de um mês. Na luta contra a dependência química, tem no Creas um amparo para a superação.  “A depressão faz com que eu procure as sensações. Mas eu ainda tenho um pouco os pés no chão, eu trabalho, eu tenho uma profissão, eu sou açougueira, estou afastada pelo INSS, acabei fazendo prorrogação de perícia e não passei, fiquei sem salário… mas faço diárias, faxina, capino quintal, eu me viro”, diz. “Eu fico bem calma quando ‘to aqui [no Creas], aqui tem o banho, a comida, e a paciência deles [servidores] com todo mundo”, completa.

Serviço

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) fica na Rua 25 de Dezembro, 363, bairro Estância Pinhais. O atendimento presencial funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também pelo telefone/WhatsApp (41) 99228-2982. O plantão da Abordagem Social para pessoas em situação de rua funciona 24 horas e atende pelo telefone: (41) 99235-4617.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.