Caso de racismo em colégio do Paraná termina na delegacia após mãe de aluno receber voz de prisão de policial pai de aluno acusado de ato

A matéria é do Bem Paraná

Uma reunião de cunho pedagógico com pais de alunos do Colégio Estadual do Paraná (CEP) para discutir um episódio de racismo terminou na delegacia na noite desta segunda-feira, 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. Segundo a nota, a reunião foi convocada pela direção do CEP para abordar um episódio de de racismo envolvendo cinco estudantes da instituição. Conforme a nota, “um episódio lamentável ocorreu quando o pai do aluno que, segundo denúncias, proferiu o ato racista, cometeu abuso de autoridade contra a mãe de um dos estudantes. “

Segundo relato, os pais foram convocados para resolver a questão em nível pedagógico mas a situação escalou após a conclusão da reunião e da ata assinada pelos presentes. O pai do estudante (que é também sargento e compareceu à reunião fardado e armado), deu voz de prisão à mãe de um dos estudantes.

A direção da escola chamou o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (Bpec), que prosseguiu com a condução dos envolvidos à delegacia onde, por parte da mãe do estudante, foi registrado um boletim de ocorrência por abuso de autoridade cometido pelo do sargento, por desacato e injúria.

Na nota, a direção do CEP informa que está oferecendo apoio às vítimas tanto de racismo quanto de abuso de autoridade. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

“Destacamos que, em relação ao ocorrido não recai sobre a escola responsabilidade sobre a ação dos pais, estando a instituição comprometida com as questões pedagógicas, frente à resolução do caso de racismo envolvendo os estudantes. Inclusive, a escola fez atendimentos individuais e coletivos, todos com registros de orientações pedagógicas a todos os envolvidos”, diz a nota.

Em nota, a diretoria do CEP destaca que “as ações dos pais estão além do escopo da escola e esta reforça que não tem competência para intervir em assuntos externos à esfera educacional. Estamos colaborando plenamente com as autoridades competentes para esclarecer e resolver esse incidente.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.