Programa Avança Pinhais impulsionou as obras pelo município

Lançado no fim de agosto, ele prevê um investimento de R$ 300 milhões, em diversas áreas


Lançado no fim do mês de agosto de 2023, o Programa Avança Pinhais, que prevê investimentos de R$ 300 milhões em diversas áreas, já tem espalhado, por todo município, obras de infraestrutura.

No que diz respeito às obras de infraestrutura urbana, em sete ruas as intervenções já acontecem, sendo que a Rua Rio Tingui, no bairro Weissópolis, é a primeira do programa a estar finalizada. As demais que já vêm recebendo melhorias são:

– Rua das Palmeiras: está recebendo asfalto

– Rua Rio Araquari: asfalto pronto, com as calçadas sendo feitas na sequência

– Rua Genoveva Forlepa Kopka (trecho entre as Ruas Floral e Jacarezinho): pintura da sinalização horizontal no novo asfalto

– Rua Tesourinha: pintura da sinalização horizontal no novo asfalto

– Rua Cotovia (trecho entre as Ruas Tesourinha e Avenida Juriti): pintura da sinalização horizontal no novo asfalto

– Rua Humberto de Alencar Castelo Branco: escavações para a revisão do sistema de drenagem

Em todas as vias serão feitas obras de drenagem, calçadas, asfalto, iluminação em LED, sinalização, paisagismo, entre outras melhorias.

Outras 20 ruas estão incluídas no programa e vão ter as obras iniciadas respeitando o cronograma a ser executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). Entre elas está incluída a Transpinhais, uma extensa via de tráfego que vai ligar a Avenida Iraí à Estrada Ecológica, contando ainda com revitalizações e a criação de parques lineares ao longo da linha férrea.

Na área da Saúde, o programa contempla a construção de três novas Unidades de Saúde da Família (USF), ampliando a capacidade de atendimento das USFs Perneta, Tebas e Esplanada. As duas primeiras, inclusive, estão passando pelos trâmites para a realização de licitação. O SUS de Pinhais também será reforçado com o Novo Hospital Municipal, incluso no pacote de investimentos.

A rede municipal de ensino ganhará cinco novas unidades. Quatro delas já estão sendo construídas: os Cmeis Monteiro Lobato e Rosi Galvão, e as Escolas Municipais Maria Cappellari e Poty Lazzarotto. Também terá um novo prédio o Cmei Raimunda Boeng Gorges. Além disso, está em andamento a reforma e ampliação da E.M. José Brunetti. O prédio administrativo, que não existia antes, já foi concluído.

Áreas de lazer também serão contempladas com os recursos do Avança: a Praça do Skate será revitalizada por completo; a nova fase das obras no Parque das Águas continua; novo Parque Linear na Rua Rio Parnaíba; mais três unidades do projeto “Meu Campinho”, do Governo do Estado; Implantação de um novo ParCão.

Na área da Assistência Social, a construção de um novo prédio para o Centro de Referência da Assistência Social da região norte (Cras Norte), além do novo Cras no Jardim Cláudia. Uma unidade própria para o acolhimento de crianças e adolescentes e a construção de uma piscina no Centro da Juventude.

Na área da sustentabilidade, o pacote de investimentos também contempla a criação de mais um Ecoponto.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.