NOVO LEVANTAMENTO APONTA RESIDÊNCIAS COMO MAIOR FOCO DE CRIADOUROS DO AEDES AEGYPTI

2º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti de 2024 foi realizado em Pinhais, entre os dias 13 e 23 de maio


A Prefeitura de Pinhais, por meio da Seção de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, divulga o resultado do 2º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). O relatório se refere ao período compreendido entre os dias 13 e 23 de maio deste ano.

 

 

Durante o levantamento, foram inspecionados 2.984 imóveis e encontrados 104 focos positivos do mosquito Aedes aegypti. A maior parte dos focos (99%) foram encontrados nas residências, com os criadouros de mosquitos presentes em materiais não utilizáveis (como lixo e resíduos sólidos – 28,8%), seguido dos materiais utilizáveis (como vasos, e pratos de plantas – 27,8%) e tonéis de armazenamento de água da chuva (23%).

 

 

“Os resultados atuais mostram uma pequena diminuição da quantidade de focos em relação ao levantamento anterior. Porém, os índices de infestação ainda enquadram o município em estado de alerta para proliferação do mosquito da dengue”, explica Fabio Teruo Mise, biólogo da Seção de Unidade de Vigilância de Zoonoses.

 

 

Disque Dengue

 

 

Publicado no mês de fevereiro, o decreto nº 184/2024 determina a implantação do Disque Dengue no município. O serviço está disponível para mensagens via WhatsApp e é um canal de informação colocado à disposição da população para receber denúncias e fornecer orientações sobre os cuidados para combater os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

 

 

Serviço

 

Em caso de dúvidas ou denúncias, sobre possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, envie mensagem via WhatsApp para (41) 98500-3326.  O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.