DETENTOS DA CADEIA PÚBLICA DE CURITIBA SÃO TRANSFERIDOS PARA UNIDADE PRISIONAL DE PIRAQUARA

Redação|DP

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) concluiu nesta terça-feira (23) a transferência de 188 detentos da Cadeia Pública de Curitiba para a Penitenciária de Integração Social de Piraquara (PISP). A nova unidade, inaugurada no início de julho, tem capacidade para 392 detentos e oferece uma estrutura adequada para a custódia e reintegração social.

Construída com um investimento de R$ 11,6 milhões, a PISP foi projetada para auxiliar na triagem de homens privados de liberdade na região de Curitiba. A mudança, que contou com o apoio do Setor de Operações Especiais (SOE) da Polícia Penal e da Polícia Militar, visa aliviar o fluxo da Cadeia Pública de Curitiba.

O diretor da Polícia Penal, Reginaldo Peixoto, destacou que a nova unidade ajudará a dividir o trabalho de triagem regional em duas unidades, o que deve melhorar a segurança e a eficiência do sistema prisional. “Isso permite um fluxo de trabalho mais eficiente, evitando sobrecarga na equipe e na unidade”, afirmou Peixoto.

Emerson Chagas, diretor regional de Curitiba da Polícia Penal, revelou que a transferência reduziu em cerca de 46% a lotação da Cadeia Pública. “Agora, com duas unidades dedicadas à triagem, o sistema prisional do Paraná se torna ainda mais eficiente, oferecendo uma custódia mais digna, segura e justa.”

Cristian Victor Aguiar Pereira, gestor da Cadeia Pública de Curitiba, destacou que a redução no número de detentos facilita o atendimento judicial e médico, além de agilizar o encaminhamento de audiências.

A Penitenciária de Integração Social de Piraquara, inaugurada em 12 de julho, ocupa uma área de 19,9 mil metros quadrados e possui 3,8 mil metros quadrados de área construída. Seu principal objetivo é ajudar a reduzir a superlotação da Cadeia Pública de Curitiba, que abriga homens aguardando decisão judicial.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.