Ransomware brasileiro chamado ‘Dilma Locker’ pede resgate de R$ 3 mil

Um novo ransomware nacional começou a circular e ele tem uma característica bem peculiar, digna da capacidade brasileira de transformar tudo em piada: ele se chama Dilma Locker e exibe uma imagem da ex-presidenta da República.

Disseminado através de falsos arquivos anexados em e-mails, o ransomware usa a tecnologia AES-256, criptografia de difícil acesso. Se a sua máquina for infectada, um arquivo de texto estará adicionado na sua área de trabalho com todas as instruções necessárias, e você precisará realizar um pagamento de R$ 3 mil em bitcoin para resgatar seus arquivos. O prazo para o pagamento é de quatro dias, mas é possível “negociar“.
Um especialista em ransomware identificou a ameaça e publicou as informações no Twitter. Abaixo, a mensagem exibida pelo ransomware às vítimas:
“Oops, todos os seus arquivos foram criptografados!!! Seus documentos: fotos, vídeos, bancos de dados e outros arquivos importantes foram criptografados utilizando o algoritmo AES de 256 bits (mesma criptografia utilizada pelo governo americano para proteger segredos de estado), ou seja, é impossível recuperar seus arquivos sem a senha correta!”
Além da “criatividade” para o nome e imagem usados no golpe, o cibercriminoso ainda se justifica no rodapé do texto: “Eu vivo de crime de computador porque não tenho tantas opções para viver com dignidade dentro do sistema”.
 
Fique atento com os arquivos recebidos por e-mail. Eles podem se disfarçar de PDF de currículos ou de instaladores executáveis de softwares populares. Em caso de infecção, a recomendação é de que a vítima não faça o pagamento do resgate e entre em contato com as autoridades.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.