FMI: Christine Lagarde diz que criptomoedas não deveriam ser ignoradas pelos governos

Cointelegraph

A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse que as moedas virtuais não deveriam ser descartadas por vários governos em todo o mundo. Ela alegou ainda que as moedas digitais poderiam fornecer à propostas convencionais emitidas pelo governo uma “corrida por seu dinheiro”.

Em uma conferência realizada em Londres, na Inglaterra, Lagarde disse que diferentes países, particularmente aqueles com “instituições fracas e moedas nacionais instáveis”, podem adotar diretamente uma criptomoeda.

“Em vez de adotar a moeda de outro país – como o dólar dos EUA – algumas dessas economias podem ver um uso crescente de moedas virtuais. Chame isso de dolarização 2.0. Então, de muitas maneiras, as moedas virtuais podem apenas dar às moedas e políticas monetárias existentes uma corrida por seu dinheiro. A melhor resposta dos banqueiros centrais é continuar a executar a política monetária efetiva, enquanto estiver abertos a novas idéias e novas demandas, à medida que as economias evoluem”.

Por que as moedas digitais são atraentes

Lagarde citou vários fatores que podem impulsionar a adoção de moedas virtuais. Entre eles, a mudança possível na preferência do consumidor para novas moedas que são “mais fáceis e seguras” do que as tradicionais.

Estes serão melhorados se as moedas digitais se tornarem mais estáveis.

Lagarde, no entanto, esclareceu que a aquisição de criptomoeda em relação às convencionais ainda é uma perspectiva distante.

Isso ocorre porque as moedas virtuais ainda são “muito voláteis, muito arriscadas, também muito consumidoras de energia e porque as tecnologias subjacentes ainda não são escaláveis”.

Posição do FMI sobre moedas virtuais

Enquanto isso, o FMI continuou a promover uma abordagem equilibrada da regulação da moeda digital.

Num documento de pessoal do início de 2016, o FMI considera que os livros-razão distribuídos têm a capacidade de revolucionar o setor financeiro através de redução de custos e inclusão financeira mais profunda a longo prazo.

Lagarde também citou seu apoio às aplicações financeiras da tecnologia Blockchain.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.