Portugal: eSolidar opta por ICO para atrair novos investidores

O CEO da startup, Marco Barbosa espera que a criação de uma criptomoeda ajude a seduzir mais facilmente “filantropos, investidores de impacto e fundações”.

Computerworld

A eSolidar concluiu com sucesso a sua segunda campanha de financiamento na Seedrs, angariando 150 mil euros. Mas a startup de recolha de fundos para solidários decidiu avançar com uma Oferta Inicial de Moeda (ICO, sigla em inglês) durante 2018.

Marco Barbosa – CEO da eSolidar

“Esta será uma moeda que irá atrair também outro tipo de interessados, como filantropos, investidores de impacto [social e ambiental] e fundações” espera Marco Barbosa, CEO da empresa.
Outro objectivo da iniciativa é conseguir usar a tecnologia blockchain como uma ferramenta de impacto social.

A startup quer aproveitar a sua plataforma e colocar a criptomoeda em utilização para apoiar causas solidárias e potenciar impactos.  “Não é distribuída ‘equity’, mas tokens que poderão ser usados na nossa plataforma ou vendidos numa ‘exchange’ (o que dá o retorno do investimento a curto prazo)”, refere, como vantagem, o responsável.

Nos planos da startup, o valor da moeda aumentará sempre que é usada.“Não podemos partilhar o mecanismo dos tokens antes de publicar o whitepaper. No entanto, a dinâmica de utilização, o processo de transação, os incentivos a ‘reter’ a moeda e as políticas de levantamento são os principais factores para sua valorização”, acrescenta Marco Barbosa.

A startup vai procurar fazer uso de contratos automaticamente executáveis, os “smart contracts”, para garantir que as doações sejam recebidas e usadas correctamente.

A eSolidar diz que pretende utilizar as capacidades de base de dados descentralizada da blockchain para monitorizar melhor as transacções. Ao mesmo tempo quer beneficiar da cifra e segurança inerente nas transferências de fundos.

E vai procurar fazer uso de contratos automaticamente executáveis, os “smart contracts”, para garantir que as doações sejam recebidas e usadas correctamente. “A eSolidar pode tornar-se um ecossistema solidário mais forte através de uma interface fácil de usar, conectando a comunidade solidária, permitindo transparência total e rastreabilidade dos donativos e do seu impacto”, defende Marco Barbosa.

Última ronda de financiamento atraiu mais de 100 investidores
A captação de 150 mil euros na plataforma de “equity crowdfunding”, pela eSolidar, fez-se em troca de 4,6% do seu capital. A empresa ficou avaliada em 3,12 milhões de euros, numa ronda de financiamento que atraiu mais de 100 investidores.

Segundo um comunicado, a campanha que atingiu mais de 35% do objectivo só no primeiro dia, entrou em overfunding e estará activa durante “os próximos dias”. “Ao atingirmos este objetivo, chegando a um vasto número de investidores e potenciais clientes e parceiros, vamos conseguir fortalecer a nossa proposta de valor e estar estrategicamente posicionados para aumentar a escala das vendas”, comenta o CEO.