JPMorgan (a “inimiga” do Bitcoin) cria e preenche a nova posição de chefe de estratégia de ativos cripto

O principal grupo bancário dos EUA e a empresa de serviços financeiros JPMorgan Chase criou e preencheu recentemente a nova posição de chefe da estratégia de ativos cripto, informou o Business Insider hoje, 17 de maio.

Oliver Harris, de 29 anos, com sede em Londres, assumirá o novo papel, reportando-se ao chefe de desenvolvimento blockchain, Umar Farooq. Harris também liderará o projeto de blockchain interno do JPMorgan, o Quorum, que começou a ser testado pelo JPMorgan Chase e pelo Banco Nacional do Canadá no mês passado.

De acordo com o Business Insider, Harris estará identificando e liderando novos projetos cripto para o banco, em vez de ativamente comercializar criptomoedas. Ele irá investigar serviços de custódia cripto e como blockchain poderia trabalhar no negócio de pagamentos do JPMorgan.

Nos últimos dois anos, Harris tem liderado o programa In Residence do JPMorgan, que identifica e faz parceria com startups de tecnologia financeira que o banco acha promissoras.

Daniel Pinto, co-presidente do JPMorgan, assumiu recentemente uma posição positiva sobre as criptomoedas em uma entrevista à CNBC, alegando que a “tokenização” do sistema financeiro é “real”, com “muitos bancos centrais olhando para ele”. No entanto, Pinto enfatizou que a adoção de criptografia não é possível em sua “forma atual”.

Em geral, o gigante dos bancos de investimento tem sido cético em relação às criptomoedas. O JPMorgan proibiu seus clientes de comprarem de criptos com cartões de crédito em fevereiro, além de incluir criptomoedas na seção “Fator de Risco” de seu relatório anual de 2017 para a Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA.

No ano passado, Jamie Dimon, Chairman & CEO do JPMorgan, chamou o Bitcoin (BTC) de “fraude” e alegou que demitiria qualquer funcionário que trocasse o BTC pelas contas da empresa. Dimon logo reverteu sua posição em janeiro, admitindo que ele se arrependeu de suas declarações anteriores e adotando uma postura morna em relação à criptomoedas. Dimon disse que ele não é “muito interessado em [criptomoedas].”

Fonte: Cointelegraph