Pacote com gás sarin encontrado na Sede do Facebook. Será culpa da Libra?

Rodini Netto (Portugal) – Há pouco mais de duas semanas o Facebook anunciou a sua criptomoeda, a Libra. De lá pra cá, temos visto governos mais preocupados com a utilizaçao das criptomoedas, centrando-se nos processos de regulamentação das criptos, e a vertiginosa movimentação do bitcoin e de altcoins.

Teoria da conspiração, ou não, o caso é que o envio do pacote com gás sarin acontece neste contexto da Libra.

O impacto do anúncio do Facebook trouxe preocupações claras ao mercado tradicional mas, muito mais, aos bancos centrais. A preocupação inicial, pode-se dizer, é a da centralização de uma moeda que pode vir a ser utilizada de forma única em todos os países onde o Facebook tem seu aplicativo aberto.

Seria uma preocupação legítima de Bancos Centrais.

A perda de controle da emissão de uma moeda local, que venha a ser substituída em larga escala por uma criptomoeda privada, pode trazer revoluções, convulsões sociais, entre outros. A preocupação é muito mais por conta da força do nome Facebook do que com a aplicabilidade de sua moeda.

Muitos já utilizam o Bitcoin mundo afora, e a descentralização que isso causou trouxe preocupações a mais para Bancos Centrais e governos. Mas o Bitcoin veio de uma comunidade descentralizada, de grupos de pessoas que começaram a dar valor à moeda.

Já a Libra vem a reboque do nome Facebook e de toda uma estrutura, digamos, pronta, para ser colocada em prática, dentro de um mercado claro de bilhões de pessoas que terão acesso a tudo o que a Libra, juntamente com seus parceiros neste projeto, colocar em utilização.

Governos e bancos centrais não estão dispostos a perder o controle da economia, principalmente para uma entidade privada, e com a Libra, este cenário está posto de forma clara.

O Bitcoin assustou. A Libra traz o pesadelo. A execução do projeto lembra tudo o que se fala da tentativa de criação de uma moeda única mundial. Para além do Bitcoin e outras altcoins, o projeto da Libra é o que mais se pode comparar à suposta teoria conspiratória da criação da moeda única mundial.

 

Rodini Netto, 48, Jornalista brasileiro (DRT-Pr 7.294). Editor do Blog MoedaLivre.ml e do WavesTelegraph.com.