Meandros da Política – O “turco” está “carpindo o trecho”…

Rodini Netto, Jornalista – Meandros da Política.

Rodini Netto – [email protected]

O cenário é a cidade de Piraquara… o contexto, é o período eleitoral que se aproxima… a cena, é de políticos na rua, em busca dos votos dos eleitores piraquarenses.

É claro que é cedo para tentar desvendar o cenário das eleições de 2020, onde o piraquarense vai eleger prefeito e vereadores, mas é preciso começar a ver o cenário apresentado, o contexto, e a cena em si mesma.

Lembramos que o que estamos colocando aqui são hipóteses, são leituras do momento atual, apenas isso.


Na situação:

Prefeito e secretários correndo atrás, com obras por quase toda a cidade, preparando o terreno para tentar fazer o sucessor de Marquinhos. Mas nada ainda é certo. Nem o nome do candidato da atual gestão é dado como certo no meio político piraquarense. Aventam-se dois nomes: o do vice-prefeito Professor Josimar, e o do Secretário Girlei Eduardo. Cada qual com seu perfil e histórico, pode ser o candidato do prefeito Marquinhos, mas ainda não há “martelo batido” em relação ao nome daquele que terá a chancela da administração municipal para concorrer como sucessor do prefeito Marcus Tesseroli.

Há ainda um nome, um outro secretário, que pode vir a ser este candidato. Este, por enquanto, vamos deixar de nomear, tendo em vista ser uma hipótese ainda não muito clara, principalmente, porque se pretende utilizar a sua candidatura na possibilidade de um quase “plebiscito”, ou seja, com uma candidatura praticamente única, de consenso de todos os que compõem o grupo da atual administração municipal, o que, sejamos realistas, é muito difícil de acontecer (mas não impossível).

Por outro lado, parece haver um “processo de fritura” de uma outra pré-candidatura… aquilo que parecia consolidado, em política nem sempre é.

Vereadores ligados à situação não parecem tão confortáveis com o cenário que vem sendo preparado pelo lado da situação.


Na oposição:

Gabriel Samaha, o Gabão, está “carpindo o trecho”… tudo indica que vai ser candidato a prefeito nestas eleições, ao contrário do que aconteceu na eleição passada. As movimentações do “turco” são muito diferentes. A forma de relacionar-se com partidos e pessoas, está mexendo com o brio de alguns membros da situação que, de pacientes e educados, até passaram a tornar-se mal educados e impacientes… há quem olhe para o cenário político, com a clara e possível candidatura de Gabão, como o fim do projeto de poder do grupo vinculado ao atual prefeito (vão dizer que não existe) que haviam preparado para continuar no poder por mais, pelo menos, duas gestões. Há quem vai dizer que o ex-prefeito não vai ser candidato, por ser “inelegível”, o que não é verdade… e mesmo que a Câmara venha a votar (no futuro) pela “não aprovação” das contas de Gabão, há muito o que se fazer na Justiça (essa velha e lerda estrutura brasileira que precisa ser modernizada e menos partidarizada) para reverter a situação, o que pode levar um mandato inteiro (ou mais)… ou seja, Gabão pode ser candidato, ganhar, administrar a cidade por quatro anos, e ainda assim não ter um processo julgado.

A verdade é que, toda vez que Gabão aparece no cenário político piraquarense “há quem trema na base”. O ex-prefeito sabe os meandros da política piraquarense e há que se lembrar que, mesmo não estando à frente do partido, Gabão é figura chave do MDB, e consegue juntar “gregos e troianos” ao seu redor, trazendo para as eleições figuras míticas da política paranaense como o ex-governador Roberto Requião (MDB) que é um ícone no grande Guarituba.

O “turco” está carpindo o trecho e tem gente que não está gostando…


Rodini Netto é Jornalista, e pode ser contactado pelo e-mail: [email protected]

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.