A tragédia da imigração clandestina

Praticamente todos os dias vemos notícias de mortos que tentam entrar em algum país, com o intuito de buscar uma vida melhor. Os noticiários televisivos são explícitos em imagens fortes, principalmente quando se trata de crianças.

Quem já emigrou, sabe das dificuldades que passou (ou ainda passa), porque viver fora da sua terra não é fácil. Para muitos, a imigração acaba sendo um oásis em meio ao deserto, porque acabam conseguindo ter uma condição de vida melhor para eles e suas famílias. Para outros, no entanto, o processo pode ser considerado um grande pesadelo que gostariam de esquecer.

Partir para a vida em outro país requer renúncias das mais fortes em relação a tudo o que nos rodeia.

Há o lado do bom do ir para outra nação, mas também o lado mal…  e esse, muitas vezes, tem a ver com notícias tristes, como a morte de 39 pessoas na Inglaterra, que morreram dentro da carreta de um caminhão. Inicialmente pensava-se que eram provenientes da Bulgária, devido ao fato do caminhão ter placas e licenciamento naquele país. Agora sabe-se que os 39 mortos eram chineses e foram econtrados mortos dentro de uma carreta em Essex, no sudeste da Inglaterra. Destes, 31 eram homens, e 8 eram mulheres.

Ainda não se sabe se estas pessoas estavam indo para o Reino Unido por vontade própria, ou se eram mais trabalhadores escravos de organizações criminosas. Sim… infelizmente ainda existe trabalho escravo em muitos países do velho continente e muitos destes trabalhadores escravos estão em fábricas do Reino Unido.

Há campanhas contra o trabalho escravo na televisão, no rádio, em cartazes espalhados por fábricas e outros tantos lugares públicos, mas a verdade, é que se não houver denúncia, as autoridades não conseguem vencer.

No Reino Unido há casos de escravos brancos, negros, asiáticos… a escravidão moderna é imposta a pessoas de qualquer raça ou sexo. Há grupos especializados em fazer a “contratação” de pessoas para trabalhar no Reino Unido… e estes, querendo uma vida melhor, acabam sendo escravizados por pessoas sem qualquer escrúpulos.

No ano 2000, 58 chineses foram encontrados mortos em um caminhão no porto de Douvres, sul do Reino Unido.

A morte destas 39 pessoas não pode ficar em vão.

Enquanto isso, “segue o baile” do Brexit…

(Atualizado em 24/10/2019)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.