Dólar alto pode fazer com que preço dos pães suba nos próximos dias

Rodini Netto / Diário de Piraquara – O dólar subiu quase 6% em novembro. E o que isso tem a ver com a gente? O que isso tem a ver com a nossa cidade? Bom, vamos tentar explicar…

Muitas coisas que são usadas nas indústrias brasileiras são importadas. Estas indústrias precisam manter seus estoques para não quebrar e o preço do dólar reflete diretamente no bolso de quem importa. Com o dólar mais caro, produtos acabam tendo que ter o preço corrigido, ou seja, vão subir.

O trigo, por exemplo. Mais da metade do trigo usado no Brasil é importado e a consequência do aumento do dólar sobre o preço do trigo faz com que o preço do pão, das bolachas, bolos industrializados, das massas, também suba.

Importado da Argentina e outros países do Mercosul,  do Canadá e dos Estados Unidos, o preço do trigo, no caso de pães e bolos industrializados é 60% do produto. Já nas massas alimentícias é 70%.

A indústria deve repassar o aumento de preço aos poucos, mas não vai deixar de repassar.

O que é certo é que a indústria não vai absorver esta alta e se o preço do dólar continuar alto, o pãozinho nosso de cada dia vai ficar mais caro em alguns dias.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.