#MeandrosdaPolítica: Quem divide não ajuda a somar!

Rodini Netto, Jornalista – Meandros da Política.

Por Rodini Netto – [email protected]


O princípio da confiança não se dá por decisões do passado. Aliados de ontem, podem ser inimigos de hoje, e vice-versa. Basta ver os desfechos da Lava-Jato e aqueles que, como Pallocci, deixaram de estar ao lado de Lula para definir seus acordos de delação premiada que ajudaram a levar o ex-presidente para a cadeia.

Nem sempre os que se dizem amigos, verdadeiramente o são… alguns que rodeiam os reis são apenas amigos de conveniência, até por conta dos cargos que ocupam e que os fazem ser “fiéis escudeiros!”

Stálin, o ditador comunista russo que matou mais de 20 milhões de pessoas durante (e depois) da segunda guerra mundial, dizia que “a vingança é um prato que se serve frio”.  Mas a política não pode ser utilizada como instrumento de vingança, daqueles que se serve como um prato frio.

Não é porque vemos uma aliança aos moldes da tríplice aliança formada entre Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, às vésperas da primeira guerra mundial, no que diz respeito à política e economia regional, que alguém tenha tido a obrigatoriedade de o apoiar. O próprio resultado da tríplice aliança na história, já nos mostra como terminou o processo.

Ao utilizar-se dos ideais do “Príncipe”, de Maquiavel,  muitos esquecem-se de outros princípios dos ensinos que a leitura do livro trás. Alguns escudeiros do rei usam apenas uma ou duas páginas do que leram (se é que verdadeiramente leram), para tentar colocar em prática os princípios distorcidos (ou mal interpretados, mesmo) daquilo que foi escrito.

Quando alguém assume ou deixa de assumir uma proposta, um projeto político, o faz de consciência plena. Se deixou de assumir, em determinado momento, pode ser por ter considerado que (na época) as propostas seriam muito difíceis (ou impossíveis) de serem colocadas em prática, até por conta dos aliados de então que circunvizinhavam aquele projeto, ou mesmo do cenário político que estava sendo desenhado na altura. Afinal, alguns anos depois, o desfecho da história se deu com a prisão de vários elementos que compunham o alto escalão e que, hoje, são renegados por aqueles a quem fizeram aliados.

Nos dias de hoje, só gente de mente tacanha quer dividir ao invés de somar. Quem divide não soma e ainda pode prejudicar os resultados de forma irreversível.

Quem divide, ao invés de somar, pode deixar o rei nú. E quando o rei fica nú, assim como na história da roupa nova do rei, escrita por Christian Andersen, seus fieis escudeiros não mostram a verdade dos fatos, preferem enganá-lo com as fábulas a mostrar a verdade, até que um pequeno súdito consiga chamar o rei à realidade e este passe a enxergar (ou não) que sua nudez foi exposta.


Rodini Netto, 48, Jornalista. Proprietário do Diário de Piraquara e Editor do Blog Meandros da Política. Pode ser contactado pelo e-mail [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.