Crime Eleitoral: Pesquisa irregular sendo divulgada em grupos de WhatsApp

Print de tela tirado do site oficial do TSE sobre pesquisas registradas em Piraquara, em que o resultado é o de que não existem pesquisas eleitorais registradas para a cidade.

Uma suposta pesquisa eleitoral sobre Piraquara está sendo disseminada em grupos de WhatsApp.

Esta suposta pesquisa é irregular, ou seja, não está registrada no sistema do Tribunal Superior Eleitoral.

A partir daí, tendo em vista que não há registro, esse material é irregular, é ilegal, por descumprir os requisitos determinados pela Lei Eleitoral. Assim sendo, a divulgação deste tipo de material fere a Lei e é considerada crime eleitoral, e pode gerar multa de até R$ 106 mil além da responsabilização criminal, com pena de detenção de 6 meses a 1 ano.

O TSE vem orientando os eleitores para consultarem o sistema seu sistema e verificarem registros sobre pesquisas, sempre que receberem algo do tipo.

Para verificar se existe registro desta pesquisa, internautas podem utilizar o link: http://inter01.tse.jus.br/pesqele-publico/app/pesquisa/listar.xhtml. Na consulta informe, Eleições Municipais 2020; UF: PR; Município: Piraquara.

Toda pesquisa que não for registrada, deve ser denunciada através do aplicativo PARDAL. O app pode ser baixado no Play Store do seu celular.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.