Coronavírus: Secretaria de Estado da Saúde emite resolução sobre funcionamento de Igrejas

Última atualização – 19:08 – Como noticiamos no Diário de Piraquara na matéria “Igrejas são serviços essenciais e não serão fechadas, ao contrário do que disse a grande mídia”, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou a Resolução 221/2021, que define sobre a forma em que igrejas podem funcionar a partir do Decreto Estadual publicado hoje.

Vale ressaltar que o município de Pinhais acatou, integralmente, o Decreto Estadual nº 6983. Piraquara também definiu suas regras com base nas últimas alterações do Governo do Estado.

Segundo a Resolução, apesar de a Secretaria “recomendar” que “sempre que possível realizem seus atos religiosos de forma não presencial”, as igrejas podem funcionar com a ocupação máxima de 15% (quinze por cento) da capacidade de seus templos, garantindo o afastamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, em todas as direções.

Além disso, as igrejas devem controlar o fluxo de entrada e saída de pessoas. Caso haja formação de filas, deve haver demarcação para que haja o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas.

Outra determinação é a de que confraternizações e agrupamento de pessoas, no final dos cultos, não deve ser permitida e as igrejas devem tomar medidas para evitar que isso aconteça.

O uso obrigatório de máscaras permanece, agora com a orientação de que ocorra durante todo o período em que alguém esteja fora de sua residência.

As igrejas devem colocar disponibilizar cartazes com orientações a respeito das medidas de prevenção e das normas de funcionamento, em pontos estratégicos, bem como compartilhar estas informações em suas redes sociais.

Álcool Gel 70% deve ser utilizado na entrada e na saída dos cultos.

As igrejas devem ser higienizadas, desde que funcionem nestes períodos, ao menos uma vez por período matutino, vespertino ou noturno. Ou seja, se a sua igreja tem culto de manhã e de noite, antes e depois destes horários, ela deve ser, obrigatoriamente, higienizada.

Após as celebrações, obrigatoriamente, todas as igrejas precisam ter seus bancos, maçanetas de portas, microfones, entre outros, desinfetados, assim como os lugares mais frequentemente utilizados na igreja.

Os ambientes deve ser mantidos constantemente abertos.

Veja a Resolução – 221/2021, que dispõe sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle da COVID-19 nas instituições de religiosas de qualquer natureza do Estado do Paraná e Revoga a Resolução SESA nº 119 de 05 de fevereiro de 2021.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.