Entrevista com o Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes

Prefeito Josimar Fróes, de Piraquara, e o jornalista Rodini Netto, diretor do Diário de Piraquara Online.

Como é de praxe, o Diário de Piraquara Online retomou a sua prática de realizar uma entrevista anual com o prefeito da cidade.

Fizemos entrevistas com o ex-prefeito Gabriel Samaha (Gabão), com o ex-prefeito Marquinhos Tesserolli e, agora, não poderíamos deixar de, no início deste ano, entrevistar o atual prefeito Josimar Fróes.

Leia a entrevista a seguir:

Prefeito, como foi sua adaptação na gestão da cidade nesse primeiro ano de mandato?

Resposta: Acredito que as experiências acumuladas ao longo da minha vida contribuíram para uma adaptação rápida a frente do Executivo Municipal. Trabalhei desde muito cedo, fui engraxate, vendedor de coxinhas, açougueiro e vendedor de móveis até concluir os estudos. Depois fui professor e acredito que o período de vereador e vice-prefeito foram fundamentais para entender a coisa pública. Evidente, que no início você é surpreendido com muita coisa nova, mas fui e estou aprendendo a cada dia e me preparei para um dia gerir a cidade. E o detalhe mais importante, não fazemos nada sozinho, conto com uma equipe qualificada que é parte atuante nas tomadas de decisões e na gestão, além de parceiros que nos ajudam no cuidado do município.

O que você destaca como principais ações no primeiro ano de gestão?

Resposta: Primeiro trabalhamos para que a população não sentisse a mudança de gestão, algo muito comum durante troca de governos. Em Piraquara, montamos nossa equipe e mantivemos todos os serviços e ações que já vinham em andamento, sem prejuízo algum para as pessoas. Na sequência empregamos nosso ritmo de trabalho, e não só dando continuidade a tudo de bom que foi feito e encaminhado pelo ex-prefeito, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, de quem eu fui vice e que atualmente segue sendo um grande parceiro de Piraquara no Governo do Paraná, mas implementando novas ações, serviços e políticas públicas para a população. As obras tiveram prosseguimento e iniciamos novas, atuamos forte contra a pandemia com uma campanha de vacinação eficiente e referência na RMC e ao mesmo tempo trabalhamos pela retomada econômica em busca de um ambiente mais favorável para os empreendedores locais, entre outras ações na educação, assistência social, meio ambiente, cultura, esporte e lazer, desenvolvimento urbano.

Obras, Saúde e Economia foram citadas por você como ações importantes nesse período, pode explicar um pouco mais?

Nós continuamos com as obras de pavimentação que estavam em andamento e iniciamos as encaminhadas, paralelo a isso já estamos programando um novo investimento que já foi aprovado pela Câmara Municipal para chegarmos em localidades que ainda precisam. Na saúde, mantivemos o combate a pandemia com ações estratégicas, ampliamos os leitos da UPA 24h, garantimos eficiência e celeridade na campanha de vacinação e ainda inauguramos o primeiro Centro de Reabilitação Pós-Covid da Região Metropolitana. Ainda criamos os mutirões de consultas e exames especializados de oftalmologia, ecocardiograma e as ações de saúde nos bairros. Já para retomada econômica inauguramos em parceria com o SEBRAE o Escritório de Compras Públicas incentivando o empresariado local a participar das nossas licitações, ofertamos cursos e consultoria para os empreendedores locais, formalizamos a parceria inédita com CIEE para oferta de aprendizagem e capacitação dos jovens, apoio à agricultura local também por meio de cursos e a regulamentação do uso do trator do município, por exemplo, sem contar no incentivo as novas feiras, promoção turística e “venda” da nossa cidade para a atração de investimentos de grandes empresas gerando renda e emprego, enfim.

Nas outras áreas também tivemos novidades?

Resposta: Com certeza. A educação teve um desafio enorme em atender os alunos no período de aulas remotas, para isso desenvolveu materiais padrões personalizados que foram enviados para os mais de 10 mil alunos que nós temos, ao mesmo tempo que organizou o retorno híbrido e realizou um calendário intenso de interação e formação entre os profissionais e a equipe de gestão. A assistência social com toda crise causada pela pandemia teve o um aumento expressivo no atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e manteve todos os seus serviços em funcionamento. A cultura, esporte e lazer teve que se reinventar e fazer um diagnóstico para retomada segura das atividades para a população das mais variadas idades. O meio ambiente com todas as peculiaridades que Piraquara possui atua desde a proteção animal até a proteção dos mananciais com ações permanentes de fiscalização e conscientização da população. O cuidado com o nosso território e o crescimento ordenado é uma das missões do desenvolvimento urbano que tem tocado projetos de extrema relevância. Enfim, são todas os setores atuando, cada um dentro da sua atribuição, mas com foco para que a cidade siga no caminho do desenvolvimento.

Qual sua expectativa para o ano de 2022?

Resposta: Queremos manter o ritmo de obras e projetos para que a cidade continue avançando. Nossa gestão é bastante aberta, por isso também queremos ouvir da população quais as necessidades e as maiores carências para ajustarmos na medida do possível. Fizemos um diagnóstico do primeiro ano de trabalho e identificamos onde precisamos e vamos melhorar. Será mais um ano de muito trabalho.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.