Nível de reservatórios da RMC está 79,40%. Rodízio próximo do fim.

Redação* – A Sanepar aguarda que os reservatórios cheguem ao nível de 80% para acabar com o rodízio na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo os dados de hoje, falta muito pouco, ou seja, 0,60%, para que o fornecimento de água na RMC volte ao normal, com a Sanepar procedendo à suspensão do rodízio.

Apesar de já ter anunciado nova tabela de rodízio, que vai até 28 de janeiro, a qualquer momento a Sanepar pode normalizar o abastecimento de água na RMC.

O rodízio de abastecimento de água em Curitiba e região começou em março de 2020. No período mais crítico, em agosto de 2020, a população chegou a ficar 36 horas com água e outras 36 sem. Hoje, o tempo de abastecimento está em três dias e meio (84 horas com água) e até 36 horas de suspensão no fornecimento.

As chuvas deste início de ano têm reforçado a recuperação dos reservatórios, iniciada gradualmente a partir de outubro e que vem mantendo o nível médio acima dos 70%, desde 6 de janeiro, maior patamar desde a implantação do rodízio há quase dois anos.

Chuvas em Curitiba
Nesta segunda-feira (17), uma chuva forte atingiu a capital. A região norte da capital foi a mais afetada. Com rajadas de vento de até 41 km/h e precipitação acumulada de 51,4 mm em duas horas, a chuva provocou quedas de árvores e de galhos grandes, pontos de alagamento e necessidade de fornecimento emergencial de lona para residências.

Não houve registros de pessoas feridas, desabrigadas ou desalojadas. Ao todo, foram 22 solicitações para corte emergencial de árvores.

A Defesa Civil informa ainda sobre dois fornecimentos de lona, nos bairros Campo Comprido e Santa Cândida, e dois registros de pontos de alagamento, no Cabral e no Xaxim.

Tempo
E os dias de chuva devem permanecer durante a semana, segundo o Simepar. “O tempo continua instável no Paraná. As temperaturas elevadas na parte da tarde associadas a disponibilidade de umidade favorecem a formação de áres de instabilidade em todas regiões do estado. Assim, a previsão de pancada de chuva rápida e isolada na parte da tarde com risco de tempestade”, disse a meteorologista Ana Luisa Cruz do Simepar.

Os próximos dias devem ainda ser de chuva e calor em Curitiba, com as máximas chegando a 32ºC.


*Com informações da Banda B. / Foto: A. Rodini (Diário de Piraquara)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.