Nascido em Porecatu, novo presidente do TRE/PR aposta em transparência para garantir segurança das eleições

O desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, que assume amanhã a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), afirmou hoje em entrevista coletiva que aposta na transparência e no combate às “fake News” como forma de garantir a segurança nas eleições de outubro. Moura assume o cargo por dois anos em substituição ao desembargador Tito Campos de Paula, e vai comandar as eleições deste ano no Paraná em um momento de grande polarização política no País.

 

Questionado se não teme que se repita no Brasil, o que aconteceu nas eleições presidenciais norte-americanas, onde partidários do então presidente Donald Trump invadiram o Capitólio, inconformados com a vitória do democrata Joe Biden, o magistrado afirmou ser um “otimista”. “A condução da Justiça Eleitoral deve ser sempre feita com transparência para que o eleitor não tenha dúvidas sobre a segurança do processo eleitoral”, defendeu.

O desembargador também defendeu a segurança das urnas eletrônicas, que vem sendo questionadas por partidários do presidente Jair Bolsonaro (PL). No ano passado, Bolsonaro chegou a afirmar que se não fosse adotado o voto impresso, poderia ocorrer no Brasil algo semelhante ao que aconteceu nos Estados Unidos.

O novo presidente do TRE lembrou que começou a atuar em eleições quando o voto ainda era impresso, o que, segundo ele, dava margem a dúvidas sobre a segurança do processo. “Eu até o momento não vi nenhuma prova ou indício que não me traga confiança na urna eletrônica”, explicou.

De acordo com Moura, uma das principais preocupações é justamente com as fake News. Por isso, sua gestão vai dar continuidade ao projeto “Gralha Confere”, criado pelo antecessor, Tito de Paulo, de parceria com meios de comunicação para a checagem de notícias e informações no período eleitoral. “O grande mal é a desinformação. E para combater isso, só com informação”, afirmou o desembargador.

Via Blog Política em Debate

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.