Kremlin fala em negociar após Zelensky mencionar neutralidade; tropas estão perto de Kiev

Rússia diz ter entrado em contato com Belarus para organizar conversa na capital Minsk; Inteligência dos EUA diz temer que Kiev caia em dias

No segundo dia da guerra, a Rússia segue ampliando a invasão contra a Ucrânia. A capital, Kiev, espera pela chegada de tropas russas ainda nesta terça-feira (25), enquanto uma negociação entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky pode acontecer, informou o Kremlin, após o presidente ucraniano mencionar poder discutir a neutralidade do país. Assista ao vivo acima a cobertura especial da CNN.

“Não temos medo de falar com a Rússia, não temos medo de falar sobre tudo, sobre garantias de segurança para nosso país. Não temos medo de falar sobre status neutro”, disse Zelensky em um vídeo. O Kremlin afirmou ter entrado em contato com Alexander Lukashenko, presidente de Belarus, para organizar conversas em Minsk, capital do país.

Enquanto isso, autoridades de inteligência dos EUA estão preocupadas que Kiev possa cair sob controle russo dentro de dias, segundo relataram duas fontes familiarizadas com as informações mais recentes à CNN.

O assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Herashchenko, afirmou que as forças de Kiev estão prontas para a defesa com mísseis antitanque fornecidos por aliados estrangeiros. Novas explosões foram ouvidas na capital nesta madrugada.

Em novo vídeo divulgado nas redes sociais, Zelensky pediu resistência à invasão russa e criticou os aliados da Ucrânia. “Nesta manhã, estamos defendendo nosso país sozinhos. Assim como ontem, o país mais poderoso do mundo olha de longe”, disse Zelensky, parecendo se referir aos Estados Unidos.

“A Rússia foi atingida ontem por sanções, mas não são suficientes para tirar as tropas estrangeiras de nosso solo. Às 4 da manhã, as forças russas resumiram seus ataques com mísseis no território da Ucrânia”, declarou.

Via CNN Brasil

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.