Em primeiro turno, Câmara Municipal de Curitiba aprova cassação do vereador Renato Freitas

25 vereadores votaram a favor da cassação contra 7 votos contrários a perda do mandato do petista

Banda – A Câmara Municipal de Curitiba aprovou em primeiro turno a cassação do mandato do vereador Renato Freitas (PT). 25 vereadores votaram a favor da cassação contra 7 votos contrários a perda do mandato do petista.

A sessão de julgamento aconteceu nesta terça-feira (21) e para que a cassação se confirme ela precisa ser aprovada também em segundo turno na votação que acontece nesta quarta-feira (22).

O julgamento aconteceu após a juíza Patrícia de Almeida Gomes Bergonse, da 5ª Vara de Fazenda Pública, rever um efeito suspensivo que havia acatado liminarmente a pedido da defesa do parlamentar. A sessão de julgamento estava suspensa desde o dia 19 de maio, por decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, que disse ser necessário esperar o fim da ação que apura possível parcialidade do relator do processo contra Freitas no Conselho de Ética, vereador Sidnei Toaldo. O parlamentar teria enviado um e-mail racista para Freitas.

Caso Renato Freitas
Renato Freitas é acusado de quebra de decoro parlamentar por entrar na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo da Ordem, em fevereiro. O Conselho de Ética da Câmara entendeu, por 5 votos a 2, que o vereador perturbou culto religioso e realizou ato político dentro do templo.

Para que a sanção sugerida pelo Conselho de Ética seja efetivada, é preciso que a maioria absoluta dos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba se manifeste favorável à cassação – 20 dos 38 parlamentares. Se a marca não for alcançada também no segundo turno, nesta quarta-feira, o caso é arquivado.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.