Pinhais apresenta experiências de sucesso em Mostra Estadual sobre Segurança Alimentar e Nutricional

Evento realizado na última semana reuniu representantes de 17 municípios, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e da FAO/ONU


O Município de Pinhais participou da 1ª Mostra Paranaense de Experiências em Segurança Alimentar e Nutricional (MoPESAN), realizada na última terça-feira (27), em Araucária. Pensada para ser a primeira troca de experiência em nível estadual, o evento promoveu o debate, dentro outros assuntos afins, sobre o direito à alimentação no Paraná. Aderido ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) de forma pioneira no Estado (desde 2013), Pinhais foi um dos municípios convidados a expor o trabalho realizado por meio dos profissionais que atuam no município.

A Mostra recebeu representantes da FAO/ONU, do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab/PR), do Conselho Regional de Nutricionistas da 8ª região, da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba e Região Metropolitana (Coresan), e de 17 municípios do Estado.

Representando Pinhais, a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e membra da Coresan e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), Claudia Carolina Stadler Santos Huchberg Dias, apresentou a experiência exitosa realizada no município, desde a implantação das políticas de SAN (Segurança Alimentar e Nutricional). Dentre diversas atividades, foram destacadas as ações desenvolvidas na Educação e Alimentação Escolar, como a utilização de alimentos exclusivamente orgânicos da agricultura familiar, somando 100 toneladas/ano em mais de 30 tipos diferentes de alimentos, seja in natura ou beneficiados.

A exposição do município de Pinhais também contou com a nutricionista Gizleyangela Goese, da Semed e membra do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Pinhais (Comsea); Daniela Rau Sperandio, nutricionista da Secretaria de Assistência Social (Semas) e membra da Caisan e do Comsea; Maria Joceane Ribeiro, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde) e membra da Caisan e do Comsea; e Alex Aparecido dos Santos, também da Semde e Comsea.

Segundo informações da organização, a proposta é que o evento seja semestral e itinerante, para que as experiências possam ser replicadas em outras cidades, permitindo avanços no Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHAA).

Sisan

Instituído em 2006 pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lei nº 11.346, de 15 de setembro de 2006), o Sisan é um sistema de gestão intersetorial de políticas públicas, participativo e de articulação entre os três níveis de governo para a implementação e execução das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. Tem como objetivos: formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional; estimular a integração dos esforços entre governo e sociedade civil na promoção do direito à alimentação e promover o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional no país.

 

*Com informações do Ministério da Cidadania

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.