Coluna do Rodini: Com sorte, chegaremos lá… disse o líder!

Nas voltas que a vida dá, podemos aprender com os nossos próprios erros e com os acertos. Mas podemos aprender, ainda mais, com aquilo que vemos acontecendo no meio das lideranças com quem, de alguma maneira, convivemos.

Sim… estamos falando de política.

Ao nos aproximarmos do processo eleitoral de 2024, há quem se aventure a dizer que as eleições já estão ganhas. Isso é um daqueles erros que nunca podemos cometer. Afinal, o cenário ainda não está completo, os candidatos ainda não estão definidos, e o que se avizinha por aí é um “embate de gigantes”, no que diz respeito à política.

Algumas possibilidades estão postas e fazem parte do jogo político. Dentre elas, a de o atual prefeito Professor Josimar (PSD), disputar a reeleição.

Se em outros momentos as eleições foram um pouco mais fáceis, agora não me parece que assim seja. Isto porque vemos as movimentações afoitas de um nome que vem se apresentando desde outras eleições, e que desta vez, tudo indica que vem para a disputa municipal. Estamos falando do deputado estadual Gilberto Ribeiro (PL), que por outras duas vezes ventilou (deixou ventilar) seu nome como pré-candidato a prefeito. Só que a movimentação agora é mais bruta… tem mudanças que podem ser consideradas sérias, quase que como um primeiro “xeque de xadrez”, o que indica que Gilberto Ribeiro realmente será candidato a prefeito nas eleições de 2024.

Nesse novo cenário, outra mudança pode acontecer e é o que dissemos acima: o embate de dois gigantes políticos.

E aí estamos falando da possibilidade do ex-prefeito Marquinhos (PSD) ser o candidato a prefeito do grupo político que compõe com o Professor Josimar. Marquinhos foi prefeito de Piraquara por duas vezes e fez uma revolução na cidade (goste quem gostar e desgoste quem desgostar, a verdade é essa).

Gilberto Ribeiro está em seu terceiro mandato como deputado estadual e conseguiu trazer vários benefícios para Piraquara.

O Prefeito da vez, Professor Josimar, tem a máquina da prefeitura nas mãos.

Estamos falando de três nomes que tem a possibilidade concreta de disputar as eleições, pelo que representam politicamente: um atual prefeito, um deputado estadual e um ex-prefeito. Nada impede que outros dois ex-prefeitos também venham para a disputa, neste caso Gabão (MDB) e João Guilherme. Outros nomes vem se articulando com o desejo de ser candidatos a prefeito de nossa cidade, como é o caso do vereador Vandinho e do vereador Marcelinho, que em alguns momentos nos afirmaram que os dois formariam uma dobrada com um deles como candidato a prefeito e o outro na vice.

Agora é ver o que acontece nos próximos meses e tentar entender a jogada de cada uma das peças que estão colocadas no tabuleiro, e analisar cada passo, cada movimentação que vai sendo feita.

Faltando quase dois anos das eleições, mesmo sendo cedo, o cenário vai sendo montado, as peças estão sendo colocadas e a política piraquarense vai se definindo.

E nesta história toda, alguns líderes políticos locais, vão lutando pra manter a mesma toada para conseguir segurar os pré-candidatos em seus partidos, tentando, inclusive, não perder o comando de suas agremiações partidárias, como já ocorreu em tantas outras vezes.

É esperar pra ver… é esperar pra crer… mas como diria um velho líder político que conheci num passado não muito distante: “com sorte, chegaremos lá!” Afinal, 2024 é logo ali!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.