TCE-PR auditará gestão de municípios sobre a manutenção de escolas. Tribunal já auditou Piraquara

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), por meio de sua Coordenadoria de Obras Públicas (COP), promoverá, como parte da execução de seu Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2023, auditorias com o objetivo de avaliar a gestão de municípios paranaenses sobre a manutenção e a conservação de edificações escolares, com foco no planejamento, na estrutura organizacional, na eficácia e na equidade.

Essa meta, contida na diretriz nº 20 do PAF 2023, está relacionada a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente o de número 4, que trata de uma educação de qualidade.

A fim de subsidiar o planejamento das fiscalizações, a unidade técnica da Corte realizou consulta junto aos municípios de Astorga, Campo Magro, Cascavel, Maringá e Quitandinha. A intenção foi compreender os procedimentos, instrumentos administrativos, registros e principais problemas relacionados ao tema.

A partir das informações obtidas, de consultas à bibliografia existente sobre o assunto e da consolidação de dados provenientes de outras fontes públicas de informação, a COP definiu os itens a serem verificados e elaborou os questionários que serão utilizados nas auditorias para inquirir os gestores e servidores dos órgãos responsáveis pela manutenção e conservação de escolas, bem como os usuários dos serviços de educação prestados pelos municípios.

Com o intuito de validar o planejamento traçado, o gerente do projeto relativo às fiscalizações, Lúcio Magalhães Araújo Hyczy, e o gerente de Execução da COP, Murilo Mayer Pils Machado, ambos auditores de controle externo do TCE-PR, visitaram, na segunda-feira (27 de março), os municípios de Fazenda Rio Grande e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Lá, eles apresentaram o planejamento a equipes técnicas das secretarias de Educação das duas localidades, além de visitarem escolas públicas municipais. Conforme o titular da COP, Paulo Augusto Daschevi, “as reuniões auxiliaram a equipe a compreender melhor a realidade municipal no que diz respeito ao tema que será abordado nas fiscalizações, resultando, inclusive, no aprimoramento do trabalho, que está em fase de planejamento”.

 

Autor: Diretoria de Comunicação Social

Fonte: TCE/PR

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.