Ministério do Interior de Israel nega vistos para clérigos de Embaixada Cristã em Jerusalém, gerando preocupações

Redação|R.N. – Em uma mudança de política repentina e inexplicável, o Ministério do Interior de Israel suspendeu a emissão de vistos para clérigos de organizações evangélicas cristãs baseadas no país, gerando preocupações entre as comunidades religiosas. Isso impactou diretamente projetos de ajuda e apoio a Israel conduzidos por essas organizações. Especula-se que a nova abordagem possa estar relacionada ao atual governo de direita e às preocupações dentro das comunidades judaicas religiosas.

Várias organizações cristãs em Israel tiveram seus pedidos de vistos para clérigos negados, o que as impede de realizar projetos que beneficiariam Israel. Eles temem que isso seja um reflexo de elementos no novo governo de direita. Por trás disso está o crescente receio entre judeus religiosos de que o amor das organizações cristãs por Israel seja motivado pelo desejo de proselitismo e conversão dos judeus ao cristianismo.

O jornal Haaretz reportou na quinta-feira que “o Ministério do Interior de Israel parou de emitir vistos para clérigos de organizações evangélicas cristãs sediadas em Israel, em uma mudança de política súbita e inexplicável que ameaça suas operações futuras.”

Essa mudança de política parece ter sido o motivo por trás da recusa do Ministério do Interior em conceder vistos para clérigos à Embaixada Cristã Internacional de Jerusalém (ICEJ). Foi informado à ICEJ que os pedidos foram rejeitados sob a alegação de que ela não se qualifica mais como uma instituição religiosa.

“Essa negação ocorre apesar de sermos, tanto em nome quanto em natureza, uma organização cristã, estarmos devidamente registrados como ‘associação cristã’ e termos recebido vistos para clérigos do Ministério do Interior por décadas”, disse David Parsons, vice-presidente e porta-voz sênior da ICEJ, ao Haaretz.

De acordo com Parsons, a mudança na política ocorreu sem aviso prévio. Ele atribui essa mudança a vários fatores, incluindo “supervisão inadequada” no Ministério do Interior durante a pandemia. O ministério parou de emitir vistos de trabalho e vistos para clérigos para os funcionários internacionais da ICEJ durante a pandemia global e, desde a formação do novo governo de Israel, parou de emitir vistos para clérigos completamente.

De acordo com o escritório de advocacia de imigração Kan-Tor & Acco, “vistos religiosos A-3 (clérigos) são concedidos a cidadãos estrangeiros não-israelenses que pretendem servir em uma instituição religiosa reconhecida em Israel e permitem que figuras religiosas globais realizem seus deveres religiosos.”

O visto A-3 é válido por um ano e requer renovação anual. Sua duração máxima se estende a cinco anos, com possibilidade de extensão.

O site do escritório de advocacia abordou a situação, tratando especificamente do problema enfrentado pela ICEJ.

“O Ministério do Interior recentemente relatou atrasos ou, em alguns casos, não emitiu vistos religiosos para clérigos de grupos evangélicos cristãos que atuam em Israel, marcando uma mudança significativa nas políticas da nação”, escreveu. “Ainda não está claro se esta é uma alteração de política que começou com o estabelecimento do atual governo israelense. A Autoridade de População e Imigração observou que esse assunto já foi discutido anteriormente e será em breve revisado pelo diretor-geral.”

Parsons acredita que a rejeição do pedido da ICEJ vem de um “burocrata de nível médio” dentro do Ministério do Interior de Israel. Ele também culpou elementos no novo governo que são críticos aos cristãos, suspeitando que eles estão aqui para fazer proselitismo entre os judeus.

“Estamos lentamente sendo excluídos da existência pelo ministério do interior”, disse Parsons. “Não podemos continuar nosso trabalho vital de construir apoio cristão global para Israel sob essas novas regras rigorosas.”

Juergen Buehler, presidente da Embaixada Cristã, disse ao All Israel News que sua equipe não foi informada sobre por que o Ministério do Interior tomou essa decisão em relação à ICEJ e a outros grupos evangélicos.

“A situação que enfrentamos no momento com o Ministério do Interior é sem precedentes”, disse Buehler. “Isso nos impediu de operar efetivamente em nossa missão de apoiar o Estado de Israel.”

“Em particular, nosso departamento de televisão e mídia é afetado pela nova política de vistos, o que é ainda mais difícil de entender. Este é o principal braço da Embaixada Cristã para a ‘hasbara’ [expressão hebraica que significa relações públicas], divulgando boas notícias sobre Israel e combatendo o antissemitismo”, acrescentou Buehler.

“Portanto, estamos perplexos e decepcionados com essa nova mudança de política no Ministério do Interior e, é claro, esperamos que isso seja revertido para o modo de operação anterior o mais rápido possível.”

A ICEJ tem ajudado enormemente Israel. A organização atua em Israel desde 1980, com filiais em mais de 90 países, mantendo sua embaixada em Israel quando a maioria dos países transferiu suas embaixadas para Tel Aviv. A ICEJ desempenhou um papel significativo em auxiliar judeus a imigrar para Israel. O grupo forneceu mais de 250 abrigos antiaéreos, cuidou de centenas de sobreviventes do Holocausto e investiu 25 milhões de dólares por ano em vários projetos humanitários no país.

Com Israel 365 News

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.