Projeto Dialogando com as Famílias da Educação Especial promove encontro de encerramento

Os participantes foram recepcionados pela equipe da Gerência de Educação Especial e Inclusão Educacional nas dependências do Centro de Formação dos Profissionais da Educação


A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu encontro de encerramento das atividades deste ano do projeto Dialogando com as Famílias da Educação Especial. Os participantes foram recepcionados pela equipe da Gerência de Educação Especial e Inclusão Educacional (Gespi) nas dependências do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe 2).

Desta vez, grupos de todas as temáticas se reuniram para trocar impressões e trazer suas percepções sobre os encontros desenvolvidos durante todo o ano. Participaram da ação, familiares dos educandos com deficiência intelectual, deficiência física/neuromotora, atraso do neurodesenvolvimento, transtorno do espectro autista, altas habilidades/superdotação e deficiências sensoriais. Estiveram também presentes diretoras das unidades e professoras responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A secretária de Educação, Andrea Franceschini, salientou a importância da presença dos participantes nos encontros. “Fico feliz em ver esta sala lotada de familiares preocupados com a evolução do atendimento de seus filhos. Desde o início desse projeto, lá em 2012, passamos por realidades diferentes e também por necessidades diversas, mas sempre buscamos aprimorar as ações e estratégias, para melhor atender nossos educandos”, enaltece Andrea.

“Quero aproveitar para dizer que é fundamental a participação dos familiares na construção da inclusão educacional. Agradeço o empenho de toda a equipe, os profissionais que conduzem os grupos, técnicos da Gespi, professoras do atendimento educacional especializado da nossa rede municipal de ensino, enfim a todos que atuam na educação especial”, comenta a gerente de Educação Especial e Inclusão Educacional, Louize Mari da Rocha.

Durante o encontro, familiares fizeram depoimentos acerca do grupo e do atendimento a seus filhos e suas filhas, no âmbito da educação especial. Os participantes enfatizaram que o grupo promove a união de forças e a formação também dos pais, com acolhimento às angústias e dúvidas diante dos diagnósticos e particularidades das crianças público-alvo da educação especial. “Também foi realizada uma dinâmica na qual os pais e mães puderam trazer os pontos positivos e a melhorar nos grupos de diálogo, bem como suas sugestões de temáticas e expectativas. Para 2024, estão previstos novos grupos, sempre buscando a inclusão educacional efetiva dos educandos da rede municipal de ensino”, complementa Louize.

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