Pinhais realiza ação integrada de segurança no Estância Pinhais

Guarda Municipal e Polícia Militar reforçaram a segurança na área, em operação que apura irregularidades em estabelecimentos comerciais


A Prefeitura de Pinhais realizou nesta quinta-feira (18) uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), no bairro Estância Pinhais. As equipes da Guarda Municipal e Secretarias de Meio Ambiente, Urbanismo, Planejamento, Finanças e Orçamento saíram em comboio pelas ruas da região, onde fiscalizaram estabelecimentos comerciais. Com o apoio da Polícia Militar, a ação também reforça a segurança na área, que recebe blitz de trânsito e abordagens policiais.

Participaram da ação servidores de todas as Secretarias mencionadas, incluindo o grupamento especial da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da GM de Pinhais e policiais militares que atuam no município em integração às forças de segurança pública. Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, “a ideia é levar a operação para todos os bairros da cidade, conforme planejamento da Secretaria de Segurança e Trânsito, podendo ainda repetir a ação em locais por onde já passamos”.

Segundo dados da Seset, durante toda a operação foram contabilizados mais de 20 transeuntes abordados, mais de 15 carros fiscalizados, 7 comércios fiscalizados, dois autos de interdição de estabelecimento comercial, três autos de notificação a estabelecimento comercial e dois autos de infração de trânsito.

Fiscalização

Além da saturação policial, com patrulhamento ostensivo da GM e PM na região, a Aifu contou fiscais da prefeitura que atuam pela regularização dos estabelecimentos no município. Esteve presente na ação de hoje (18) a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu.

As equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) fizeram verificação dos terrenos, passeios públicos e questões de som. Em uma das abordagens, foi notificado em caráter orientativo ao dono de uma distribuidora de bebidas que a ordem e o silêncio sejam zelados. “Em razão da atividade comercial, “pode ser que chegue um cliente por volta das 22h com o som do carro em volume alto, então a notificação é para que ele cuide que isso não aconteça na via pública, caso contrário, a vizinhança pode denunciar e resultar em autuação, agora que a orientação já foi dada”, adverte o fiscal ambiental Irineu Nogueira.

A Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo) tem como foco, durante a Aidu, a fiscalização sobre os alvarás comerciais. Na ação desta quinta-feira (18), um dos estabelecimentos estava com alvará do antigo proprietário há mais de 10 anos. “O documento é intransferível, por mais que outra pessoa compre a empresa”, orienta o fiscal tributário Fabiano de Carvalho, que também notificou outro estabelecimento, cuja atividade principal é diferente da discriminada em alvará. Notificados, os comércios precisam da regularização imediata para funcionarem.

Já os fiscais da Secretaria de Urbanismo (Semur), averiguaram o uso adequado das calçadas, solicitando aos proprietários que retirem objetos que estejam obstruindo a passagem de pedestres e ciclistas, no caso das ciclovias. Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas em ambientes públicos também é foco da fiscalização. “Encontramos alguns problemas onde visitamos. A maioria, notificamos para o cumprimento imediato, ainda em caráter orientativo, mas se não responder o solicitado, podemos voltar ao estabelecimento para recolher objetos e aplicar multa”, esclarece a fiscal Aldileide Mendes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.