Florescer: projeto oferece serviços de cuidado pessoal a mulheres em vulnerabilidade social

Evento realizado anualmente promove dia de empoderamento e confraternização a público atendido nos serviços da assistência social de Pinhais

Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu o primeiro encontro do Projeto Florescer, no Núcleo de Inclusão Produtiva e Social (Nips). O evento foi voltado às mulheres atendidas pelo Centro de Referência Maria da Penha (CRMP) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), com o objetivo de proporcionar momentos de cuidado pessoal e auto estima.

Por meio de parcerias com empresas e profissionais voluntários, além setores da própria Semas, foram oferecidos serviços de manicure, maquiagem, cabeleireiro, massagem, artesanato, assistência judiciária, entre outros. “Aumenta a autoestima da gente, porque às vezes a gente é dona de casa, dona do lar e não tem muita condição de se cuidar, então pra gente é uma evolução poder se cuidar um pouco mais, e aprender que a gente merece também”, diz Aline de Fátima Amatti, de 33 anos.

Ela já esteve em situação de rua, foi atendida pelas equipes do Creas, e atualmente tem atendimento psicológico, faz tratamento contra dependência química e continua participando das atividades de assistência social. “Eu me separei do meu ex-marido e não tinha condição de pagar o aluguel, não tinha nada. Fui para as drogas e bebida, e foram a equipe do Creas que me ajudou. Hoje estou morando com meu companheiro, ele me ajudou a sair da rua, graças a Deus. Minha filha fica comigo por meio período, e, enquanto não consigo arrumar um serviço, o Cras me ajuda bastante, não tenho do que reclamar da vida que eu tenho agora”, pondera.

Participaram das atividades do Projeto Florescer cerca de 40 mulheres atendidas no Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) da Semas. A ação está prevista para acontecer uma vez ao ano. Outras atividades dirigidas a este público acontecem mensalmente, tanto no Creas como no CRMP. A gerente de Média Complexidade da Semas, Riceli Padilha, explica que o evento desta quarta (13), foi em comemoração também ao Dia da Mulher: “contempla as ações do Paefi, para proporcionar, além dessas atividades de empoderamento, a um momento especial para elas confraternizarem.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.