Pinhais 32 anos: três novas bibliotecas são inauguradas em escolas da Rede Municipal de Ensino

Os locais receberam nomes em homenagem às escritoras brasileiras Sylvia Orthof, Maria Clara Machado e Carolina Maria de Jesus

O mês de março ficou marcado em Pinhais como um momento de celebração pelos 32 anos do município. Dentro de uma vasta programação, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), inaugurou bibliotecas em três Escolas Municipais: Severino Massignan, Antonio Andrade e Marins de Souza Santos. Os locais receberam nomes em homenagem às escritoras brasileiras Sylvia Orthof, Carolina Maria de Jesus e Maria Clara Machado, respectivamente.

De acordo com a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, é importante incentivar a leitura sobretudo no ambiente escolar. “Aproveito para parabenizar a equipe da Semed que tanto se empenhou em prol dessas inaugurações. A biblioteca é o lugar mais sagrado da escola, porque por meio da leitura falamos, escrevemos e interpretamos melhor. Como professora de português, sou apaixonada pela leitura e pela literatura. E ler só traz benefícios”, comentou.

A secretária de Educação, Andrea Franceschini, destaca o trabalho conjunto dos departamentos da Semed para que a entrega dos espaços fosse possível. “Nossa equipe cuidou de cada detalhe para que as bibliotecas fossem disponibilizadas para as nossas crianças. Eu fico muito feliz de no aniversário de Pinhais entregar um presente tão lindo para nossos alunos. É importante a formação de leitores, o incentivo à leitura, então desejo que nossos estudantes possam realmente fazer uma grande viagem literária”, deseja a secretária.

Inaugurações

 

No dia 12 de março, na EM Severino Massignan, no bairro Weissópolis, foi   inaugurada a Biblioteca Sylvia Orthof. O nome foi definido por meio de uma consulta interna com os profissionais que atuam na unidade. Nascida em 1932, Sylvia Orthof escreveu mais de cem obras infantojuvenis e ganhou os principais prêmios literários brasileiros em sua carreira como escritora. Em 1975, Sylvia recebeu o 1º lugar no Concurso Nacional de dramaturgia infantil com o texto dramático narrado em versos “A viagem de um barquinho”.

Dia 18 de março, a EM Antonio Andrade, no bairro Maria Antonieta, recebeu a inauguração da Biblioteca Carolina Maria de Jesus. Em conjunto com a comunidade escolar, o nome foi definido como homenagem a umas das primeiras escritoras negras do Brasil. Carolina morou parte da vida na favela do Canindé, zona norte de São Paulo, sustentando a ela e aos três filhos com o trabalho como catadora de papéis. Ficou famosa por seu primeiro livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, vendendo 10 mil exemplares em apenas uma semana. Foi traduzido em 13 idiomas e distribuído em mais de 40 países.

No dia 27 de março, na EM Marins de Souza Santos, no bairro Jardim Cláudia, foi inaugurada a Biblioteca Maria Clara Machado. Considerada a maior autora de teatro infantil do país, sua obra mais conhecida é “Pluft, o fantasminha”. Maria Clara escreveu quase 30 peças voltadas ao público infantil. A dramaturga e atriz também fundou o Teatro Tablado no Rio de Janeiro-RJ em 1951.

Presenças

 

Estiveram presentes nas inaugurações, além das diretoras das unidades escolares Inês Alves Cordeiro, Simone do Rocio Kaminski Ramos e Marilei Dias Domingues Correia; a secretária de Meio Ambiente, Rosana Boiera Ihéu; os secretários municipais de Governo, Márcio Mainardes, de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes de Araújo; o superintendente da Guarda Municipal, GM Abrantes e a equipe da Patrulha Escolar. Representando o poder legislativo municipal, o presidente da Câmara, vereador Marcinho e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Pioco, Jane Carteira e Tomé.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.