Você já ouviu falar em ostracismo?

13754273_1022896084431781_4686158479911069378_n“O ostracismo era uma punição existente em Atenas, no século V a.C, onde o cidadão, geralmente um político, que ameaçasse a democracia, era votado para ser banido ou exilado, por um período de dez anos.” (Wikipedia)

Se trouxermos essa palavra ao Reino de Deus, ela pode ser interpretada como o medo que muitos líderes tem de pessoas que chegam de fora e, mesmo convivendo com elas, acabam por “exilá-las”.

Esse período de 10 anos acontecia para que a pessoa (banida ou exilada) fosse esquecida.

O ostracismo, mesmo que não queiram assumí-lo como tal, é uma prática recorrente de líderes de igrejas contra pessoas que vem e que vão, por variadas razões, mas a principal delas é o medo, o medo do “desconhecido”, principalmente se as pessoas que chegam são ou foram líderes em algum outro lugar, ou mesmo na sua região.

Utilizando-o como prática (sem o termo), é uma prática religiosa (leia-se do espírito de religiosidade) que vemos acontecer na Igreja brasileira (e não só), que “bane”, “exila” dentro das quatro paredes e em toda a estrutura religiosa, fazendo com que até pessoas sejam impedidas de ter contato com o “banido” com o “exilado”.

Pense a respeito.

Afinal, o Reino de Deus não é prática religiosa. O Reino de Deus é muito mais do que uma “panelinha constituída” na “sua” denominação, para quem você quer “demonstrar a sua força”.

O Reino de Deus é muito além do nosso… pois é tudo DELE!

Por Rodini Netto

‪#‎Simplesmente‬ ‪#‎EvangelhodoReino‬ ‪#‎GeraçãoApostólica‬‪#‎MissãoApostólicaInternacional‬ ‪#‎SimplesmenteREINO‬ ‪#‎REINO‬

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.