#EconomiaDigital: Governo lança nova série de certificados de aforro totalmente digital

Dinheiro Vivo

Depois de ter substituídos os Certificados do Tesouro Poupança Mais pelos Certificados do Tesouro Poupança Crescimento, o governo lançou uma nova série de Certificados de Aforro, a serie E. Os juros oferecidos neste produto mantêm-se, mas os novos títulos serão totalmente digitais. Isto apesar de poderem continuar a ser subscritos presencialmente.

“Por forma a agilizar o processo de subscrição, diminuindo a carga administrativa associada, os certificados de aforro da série E adotam a forma de valores escriturais nominativos, o que torna desnecessária a emissão de títulos físicos, sem possibilidade de designação de um movimentador para a subscrição”, é referido numa portaria publicada hoje em Diário da República.

Essa é a única alteração nesta nova série. O cálculo da taxa de juro mantém-se, refletindo a a média dos valores da Euribor a três meses observados nos 10 dias úteis anteriores acrescida de 1%. Os prémios de permanência também são iguais, de 0,50% entre o segundo e o quinto ano da aplicação e de 1% do sexto ao décimo e último ano do produto. Os valores mínimos e máximos a aplicar também não sofrem alterações, continuando em 100 e 250 mil euros, respetivamente.

A subscrição destes produtos pode ser feita através do site do IGCP (a agência que gere a dívida pública), nas lojas dos CTT ou na rede de Espaços do Cidadão da Agência para a Modernização Administrativa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.