Waves irá quebrar o recorde de taxa de transferências em Blockchain

Historicamente, os blockchains são limitados quanto ao volume de transações que podem processar. Em 2016 e 2017, o Bitcoin foi alvo de um grande debate devido a sua capacidade de processar poucas transações por segundo (ts/s). Esse debate resultou no controverso fork do Bitcoin, o Bitcoin cash. Por outro lado, desde a implementação do SegWit, a cadeia principal do Bitcoin aumentou sua taxa de transferência e transações off-chain via Lightning Network.

Apesar da melhora nesse cenário, são poucos os blockchains que podem comportar dezenas de transações por segundo, e nenhum desses chegou ao menos perto da capacidade de transações por segundo que a Visa diz alcançar (algo em torno de 24.000 ts/s, embora sua taxa regular seja por volta de 2.000 ts/s). Diversos projetos alegam que irão conseguir uma quantidade significativa de transações, mas são projetos ainda em desenvolvimento. O que conta não é a teoria, mas sim a prática, os resultados no mundo real. Atualmente a Waves está preparada para mostrar alguns resultados impressionantes após os testes realizados por Marc Jansen.

“ Acabei de enviar 100 mil transferências através do TESTNET da #wavesplatform. Algo em torno de 4892 transferências por segundo. Provas? Confira os blocos 354731–354734. Um relatório detalhado será divulgado após a reprodução do experimento na MAINNET! ”

Aproximadamente 5.000 transações por segundo — isso antes de qualquer otimização complementar e antes que a escala off-chain seja implementada.

É necessário afirmar que as transações de teste de rede não são as mesmas que no uso de mainnet, assim como qualquer outro teste realizado em laboratório, não pode, normalmente, ser reproduzido no mundo real, no qual as variáveis não são controladas tão facilmente. No entanto, aguardamos ansiosos os resultados do teste de estresse na rede principal!

( Waves Brasil )