O Futuro da Blockchain

Waves Brasil

A tecnologia Blockchain está mudando rapidamente o mundo. A palavra chave para a revolução blockchain é tokenização. Qualquer forma de valor registrada em nossos nomes, sejam direitos de propriedade, dinheiro ou até mesmo votos, está destinada a ser totalmente digitalizada, descentralizada e tokenizada, transferível e negociável instantâneamente, protegida por criptografia, via peer-to-peer.

Hoje vamos falar sobre alguns aspectos relativamente novos do desenvolvimento blockchain e da humilde contribuição da Waves. A maioria das pessoas associa blockchain com criptomoedas, mas a tecnologia não se restringe apenas à negociação monetaria e pode ser aplicada a quase todas as esferas de nossas vidas.

Como funciona a Blockchain da Waves

As blockchains historicamente foram limitados por:

  • Baixa capacidade de produção;
  • Apenas um punhado de transações por segundo é possível;
  • Após o envio de uma transação para a rede, o acréscimo desta a um bloco somente ocorre quando o próximo minerador for selecionado.

A blockchain da Waves é fundamentalmente diferente:

  • Os nodes são escolhidos antecipadamente;
  • As transações são adicionadas ao bloco atual tão rápido quanto a latência da rede permite;
  • As transações são aceitas em apenas alguns segundos, em vez de minutos.

O resultado disso é velocidade e rendimento imbatíveis: a Waves pode suportar até 6.000 transações por minuto — uma ordem de grandeza maior do que as principais blockchains.

Sem milages, apenas protocolo

Mais de 300.000 transações foram processadas pela rede no dia em que o protocolo Waves-NG foi ativado pela primeira vez. Em teoria, é possivel processar até 10 milhões de transações por dia são. Para efeito de comparação, na semana da ativação do protocolo a rede do bitcoin estava entupida, ficando com mais de 200.000 transações pendentes por inúmeros dias.

A Waves já é a blockchain mais rápida do mundo, e em breve aumentaremos ainda mais a sua capacidade. O protocolo Waves-NG permitirá a qualquer um:

  • Enviar dinheiro para qualquer lugar do mundo instantaneamente;
  • Negociações envolvendo criptomoedas sem atrasos e com taxas mínimas;
  • processar compras de propriedades em segundos, em vez de dias ou semanas.

Parece ótimo, não é? Agora vamos colocar de lado o tópico das criptomoedas e dar uma olhada nos desenvolvimentos adicionais para a tecnologia blockchain e o papel que a Waves tem desempenhado neles.

Próximos passos: Smart Contracts, Sistemas de votação e Atomic Swaps

O acordo mais seguro de todos os tempos

Um acordo sem intermediários ou risco de fraude? Os Smart contracts estão a seu serviço. Eles não podem ser alterados ou desligados. Por exemplo, as transações de propriedade são imediatamente executadas em tempo real quando todas as pa

rtes concordam com as condições estabelecidas, ou os criadores de conteúdo recebem automaticamente royalties toda vez que seu material é baixado ou utilizado.

Os Smart Contracts da Waves serão inicialmente Turing não-completos, embora ainda forneçam a maior parte das funcionalidades de que as empresas precisarão.

Nossos planos para os Smart Contracts incluem:

  • Lançamento em setembro de 2018;
  • Após extensos testes e feedback, lançamento dos Smart Contracts Turing-completos, permitindo aos desenvolvedores implementar uma lógica mais sofisticada e desenvolver praticamente qualquer tarefa computacional.

Tornar as eleições grandes novamente

Votar através de uma blockchain é a maneira mais segura de conduzir uma eleição via p2p — reduzindo ou eliminando amplamente os problemas de fraude eleitoral, além de manter o processo de votação transparente e o anonimato dos usuários protegidos. A votação pode ser realizada de acordo com uma variedade de critérios, incluindo um voto por conta, ou com peso de voto proporcional a quantidade de WAVES ou saldo de um token expecífico.

Coçe minhas costas que eu coço as suas

Embora seja relativamente simples negociar tokens quando eles estão hospedados na mesma plataforma (por exemplo, WAVES e WCT), os desafios envolvidos na troca de moedas entre diferentes protocolos (por exemplo, BTC e ETH) são consideráveis.

Os atomic swaps permitem que as partes troquem criptomoedas diferentes sem confiança. Os preparativos para implementar essa funcionalidade esta em desenvolvimento na plataforma Waves. A integração dos Atomic swaps permitirá que os tokens ERC-20 sejam negociados na Waves DEX, além de outros casos de uso.

Criptomoedas: melhorando a experiência

Este ano, a equipe Waves vai tornar as criptomoedas ainda mais seguras e úteis.

Integrações de serviços de pagamento

Estamos negociando com grandes empresas de processamento de pagamentos. Em breve, será possível comprar bens e serviços com WAVES tanto on-line quanto no mundo real, trazendo os benefícios do dinheiro digital para o comércio eletrônico.

Carteiras de hardware

Uma maneira segura, mas conveniente e fácil de usar para armazenar tokens de criptografia. O trabalho está em andamento para integrar a Waves com um fornecedor líder de carteiras de hardware.

Exchanges

A Waves está mantendo contato com novas exchanges e com as já existentes para organizar a listagen da Waves e seus tokens.

Criando um novo mundo

Imagine um mundo onde a troca de informações, bens e diferentes formas de valor não seja atrapalhada: poucos mediadores serão necessários, tanto em termos de indivíduos quanto de instituições, os limites burocráticos serão minimizados e as velocidades das negociações serão extremamente rápidas.

Estamos tornando esse futuro uma realidade.A Waves está na vanguarda da revolução peer-to-peer. Estamos construindo a plataforma blockchain mais rápida, de baixo custo, mais segura e fácil de usar de todos os tempos. Junte-se a nós para promover a tokenização para todos. Vamos mudar o mundo juntos!