#Piraquara recebeu o Festival Nacional de Narração de Histórias

PMP- Nos dias 10 e 11 de outubro, o município de Piraquara recebeu o Festival Nacional de Narração de Histórias. Em apresentações realizadas no Centro da Juventude Oriles Alves de Farias – CJ e no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, os narradores envolveram cerca de 400 pessoas, que puderam viajar no universo literário.

O Festival faz parte do Projeto Cotidiano Leitor promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná que aconteceu nas cidades de Almirante Tamandaré, Araucária, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais, com o intuito de estimular o interesse por narrativas literárias e formar uma sociedade leitora.

Os narradores participantes do Festival são também estudiosos que realizam pesquisas sobre narrativas. Os artistas de diversas regiões do país apresentaram técnicas diferenciadas para a narração de histórias, entre elas a técnica do palhaço, a de mediador de leitura, contador de rua, entre outras.

Prestigiaram os espetáculos, os alunos dos Colégios Estaduais Dr. Gilberto Alves do Nascimento, Romário Martins, Ivanete Martins de Souza, Centro Educativo Passionista Maria José, Centro da Juventude, Escola Rural Municipal Bernhard Julg, da Escola Estadual M’Bia Arandu – Comunidade Indígena da Aldeia Araça-i, Associação São Roque e o público em geral. Os estudantes do Colégio Estadual Professor Iedo Nespolo, foram ao evento de encerramento na Biblioteca Pública do Paraná, com demais convidados.

Para Regina Aparecida de Almeida, Diretora de Política Cultural e Coordenadora da Casa da Memória Manoel Alves Pereira, o evento é fundamental para fomentar a leitura entre os jovens e adolescentes. “O contato do espectador e artista é enriquecedor, com isso vamos realizando o nosso principal objetivo que é promover a leitura, tornar ela viva e atraente, onde o leitor pode mergulhar nesse universo mágico” afirmou.

Confira as fotos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.