Uma carta ao Alcaide: Ah!, Alcaide… nem todos te dizem o que fazem…

Rodini Netto, Jornalista. Editor e Jornalista Responsável do Diário de Piraquara. (Belmonte, Portugal, Feira Medieval – Agosto/2017)

Rodini Netto – [email protected]


Quando uma rua da província não é asfaltada por inteiro, claramente deve haver algum projeto preparado para definir qual a extensão de pavimento foi contratada para que se derrame o betume após a estruração da via. Nada a reclamar, porque depende, claramente, de uma estruturação planejada, com projetos aprovados, com empresas contratadas para tal, e um cronograma de obra a ser executada.

Quando uma obra é realizada o prcesso é muito semelhante… tudo passa primeiro por uma licitação, e a obra estrutural ou o pavimento asfáltico foram contratados apenas para aquele projeto específico.

Mas, meu caro alcaide… quero crer que nem todos te dizem o que fazem…

Quando um time é estruturado, formada uma equipe técnica, tudo leva a crer que os assistentes informam ao técnico tudo o que está acontecendo em quadra ou em campo. O técnico se prepara e monta toda a estratégia do jogo com base nas informações que recebe, e assim, acaba conquistando uma vitória em campo…

Mas, meu caro alcaide… quero crer que nem todos te dizem o que fazem…

Quando uma rua é patrolada, e todas as demais no entorno de uma quadra também são patroladas, tudo está perfeito… o saibro é colocado, os moradores entendem que é uma medida paleativa por não haver possibilidade de implantar um pavimento asfáltico… tudo fica bem… todos ficam felizes…

Mas, meu caro alcaide… quero crer que nem todos te dizem o que fazem…

O que não se entende é que apenas metade de uma rua não seja patrolada… que apenas metade de uma rua não receba saibro… se fosse pavimentação asfáltica, talvez se entendesse… desde que o projeto assim se detalhasse.

Mas, apenas meia quadra, sem o procedimento acima, dá a entender que há/houve uma retaliação…

Mas, meu caro alcaide… quero crer que nem todos te contam o que fazem… mas fazem… se não por tua ordem, pelas tuas costas…

E, sim… o fato aconteceu em uma província bem conhecida nossa, lá pela proximidade da casa de um certo arauto, que tenta, mas não consegue entender o que se passou… todo o entorno patrolado e “ensaibrado”… as ruas laterais, a da frente e dos fundos… só não, a metade da rua onde mora o arauto…

É por isso, meu caro alcaide, que quero crer que nem todos te dizem o que fazem… é por isso, meu caro alcaide, quero crer que, se fazem, o fazem não por tua ordem, mas pelas tuas costas… prefiro crer que assim o é…


Rodini Netto é Jornalista e Editor do Diário de Piraquara. Pode ser contactado pelo email [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.